Música e petiscos no concelho de Odemira

Música e petiscos no

O baldão, a campaniça, a poesia popular e os petiscos estão de regresso ao concelho de Odemira, que a partir deste sábado, 7, recebe mais um roteiro “Sonoridades & Sabores”.
A iniciativa é promovida pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e pela Câmara de Odemira, que contam com o apoio das juntas de freguesia de Relíquias, Boavista dos Pinheiros, Santa-Clara-a-Velha e Colos, e tem por objectivo “promover a cultura e a gastronomia locais”.
A primeira paragem do roteiro será este sábado, 7, no “Café Porfírio”, em Vale Ferro (freguesia de Relíquias), seguindo-se no dia 28 de Novembro o “Café Fortaleza”, em Boavista dos Pinheiros.
A 12 de Dezembro será visitado o “Café Ângelo”, em Cortes Pereiras (freguesia de Santa Clara-a-Velha), e a fechar, no dia 26 de Dezembro, o restaurante “Eira da Lagoa”, em Colos.
Em cada um destes locais a animação começará às 15h30, com cante ao baldão acompanhado pela viola campaniça. A partir das 18h00 será dado espaço aos poetas populares e acordeonistas da região, enquanto que depois das 19h30 haverá música com os grupos “Atar e Por ao Fumeiro”, “Os Açordas”, “Maria do Alto Mira” e “Os Saramagos”.
A “acompanhar” estas tardes e noites de tradição não faltarão os petiscos regionais, como carne na banha, salada de orelha, enchidos, queijos, salada de bacalhau e cachola frita. Como pratos principais as ementas irão variar entre o cozido de couve, feijoada à alentejana, cozido de grão, galinha de cabidela, javali estufado, bochechas de porco, migas de espargos com carne frita ou polvo à lagareiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima