Museus rurais do Sul reúnem em Mértola

Museus rurais do Sul

O concelho de Mértola recebe esta sexta-feira, 24 de Fevereiro, o IV Colóquio dos Museus Rurais do Sul, que andará em “itinerância” por Alcaria dos Javazes, Espírito Santo e São Miguel do Pinheiro.
A iniciativa arranca às 10h00 com a inauguração de uma exposição no núcleo museológico de Alcaria dos Javazes, seguindo-se uma prova de pão em Espírito Santo, localidade que receberá também a sessão de boas vindas, às 11h30, com as presenças de Jorge Rosa (presidente da Câmara de Mértola) e Cláudia Arsénio (presidente da Junta de Freguesia de Espírito Santo).
Depois, o colóquio irá abordar os temas “A Rede de Museus Rurais do Sul-Ponto de situação” (por Miguel Rego) e “Culturas alimentares do sul de Portugal” (Ema Pires).
Antes de almoço os participantes irão visitar a moagem de Espírito Santo e de tarde, já em São Miguel do Pinheiro, após nova sessão de boas vindas pelo presidente da Junta local, António Peleja, a iniciativa continua com intervenções sobre “Comida, nacionalismo banal e nacionalismo oficial” (José Manuel Sobral) e “O pão das mulheres” (Mouette Barboff).
O IV Colóquio dos Museus Rurais do Sul termina cerca das 15h40, com uma visita ao núcleo museológico de São Miguel do Pinheiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima