Museu abre as portas em Santa Clara-a-Nova

Museu abre as portas

O novo Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro é inaugurado este sábado, 8 de Agosto, na freguesia de Santa Clara-a-Nova, no concelho de Almodôvar.
São mil metros quadrados onde será possível apreciar de perto cerca de 3.000 peças, depois de um investimento superior a 350 mil euros.
A obra, promovida pela Câmara Municipal de Almodôvar, homenageia o antigo autarca de Santa Clara, Manuel Vicente Guerreiro, que foi o grande impulsionador desta colecção ímpar que foi reunindo desde a década de 80.
A par desta vertente etnográfica, o espaço mostra ainda o espólio arqueológico das Mesas do Castelinho.
O museu recria o ambiente rural de Santa Clara-a-Nova desde o séc. IV a.C., até meados do século passado e, segundo o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, “com esta nova museografia pretendeu-se uma renovação que permita captar novos públicos”.
O autarca explica que isso está a ser feito através de uma estratégia inovadora que “aposta na aproximação de gerações”.
“Com uma linguagem e estética atractivas, o museu pretende ser um marco diferenciador na museologia regional”, afirma António Bota.
Uma visita ao museu permite, logo na entrada, conhecer o território da freguesia de Santa Clara e, logo depois, apreciar a exposição arqueológica alusiva ao sítio arqueológico de Mesas do Castelinho (Idade do Ferro, Romanização e Período Islâmico).
A terceira parte é composta pela vertente etnográfica, muito assente nos trabalhos agrícolas, nas actividades da aldeia e na reconfiguração de uma casa típica do Alentejo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima