Município de Sines gemina-se com cidade moçambicana de Pemba

Município de Sines gemina-se com

A Câmara de Sines e o município moçambicano de Pemba assinaram um acordo de geminação que pretende fomentar a cooperação mútua, em áreas como o saneamento, água, estradas, energia ou ambiente.
Segundo a Câmara Municipal de Sines, o acordo fundamenta-se nas semelhanças de perfil económico entre os dois concelhos.
Tanto Sines, no litoral alentejano, como Pemba, capital da província nortenha de Cabo Delgado (Moçambique), são cidades portuárias que “integram pólos económicos de relevante interesse local, nacional e internacional”, explica o Município do Litoral Alentejano.
A geminação vai “abrir portas” ao surgimento de programas de cooperação que visem “o desenvolvimento mútuo, na base dos interesses e opções de cada município e de acordo com as disponibilidades existentes em cada momento”.
As principais áreas de cooperação referidas no protocolo são a formação e intercâmbio de técnicos de ambos os municípios, o saneamento, a água, as estradas, a energia, o ambiente, a educação, a cultura, o desporto, o turismo e o desenvolvimento económico local.
“Também se pretende com esta geminação facilitar e encorajar a cooperação entre associações, colectividades e empresas de ambos os municípios”, realça a Câmara sineense.
A parceria foi formalizada na semana passada, na cidade moçambicana, pelos presidentes da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e do Conselho Municipal de Pemba, Tagir Ássimo Carimo.
A etapa seguinte passa pela constituição de uma comissão permanente, que vai ser responsável por acompanhar o desenvolvimento deste acordo de geminação e cooperação.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima