Músicas e culturas do mundo "encontram-se" na cidade de Serpa

Músicas e culturas do mundo "encontram-se" na cidade de Serpa

A portuguesa Áurea, o norte-americano Muddy Waters Jr. e a cabo-verdiana Mayra Andrade são três dos cabeças de cartaz do oitavo Encontro de Culturas de Serpa, que arranca esta quinta-feira, 2, e vai decorrer até ao dia 18 de Junho.
Promovido pela Câmara de Serpa, o encontro, que vai realizar-se em dois espaços do centro histórico da "cidade-branca", a Praça da República [na foto] e o Espaço da Nora, inclui 19 espetáculos de música para “promover” o concelho, aos níveis cultural e turístico, junto dos vários públicos e artistas presentes, disse à Lusa o presidente do Município, João Rocha.
Através do Encontro de Culturas, que este ano inclui manifestações culturais de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Espanha e México, explicou o autarca, o Município quer também “promover” a cultura como “factor de desenvolvimento local” e de “união entre os povos”.
A principal programação musical do encontro, com nove concertos previstos para a Praça da República, sempre a partir das 21h30, arranca esta quinta-feira com a voz e música <i>pop</i> e <i>soul</i> de Áurea, a jovem revelação portuguesa em 2010.
Na sexta-feira, 3, será a vez do concerto de <i>blues</i> do filho de Muddy Waters Jr., que surgirá em placo acompanhado pelos músicos Igor Prado (guitarra), Donny Nichilo (piano), Nicolas Smoljan (gaita), Rodrigo Mantovani (baixo) e Patrício Raffo (bateria).
Seguem-se o fado de Joana Amendoeira (sábado), a música do projecto português “Baile Popular” (domingo), as <i>coladeras</i> de Mayra Andrade (dia 08) e o “forró universal” da Banda Orquestra do Fubá (dia 09).
A 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Praça da República recebe o espetáculo “Dia do Cante” para valorizar o cante alentejano como património cultural do Alentejo.
Os concertos do espanhol Diego "El Cigala" (dia 11) e da mexicana Lila Downs (dia 12) são as restantes ofertas da principal programação do VIII Encontro de Culturas.
Já o Espaço da Nora vai receber a programação musical “fora de horas”, com início sempre após terminar o espectáculo na Praça da República e que inclui o choro e o samba instrumental do grupo Raspa do Tacho (quinta-feira), o <i>reggae</i> da banda Reggae Mamba (sexta-feira), a <i>pop</i> de Fernando Pardal e os Tabernê Sonvinhom (sábado) e a mistura de <i>jazz</i>, <i>r&b</i> e <i>soul</i> de Patricias S.A. (domingo).
O <i>funk/ rock</i> dos Vira Lata (dia 08), os <i>hits</i> dos anos 60, 70 e 80 do Trio Manaia (dia 09), o <i>rock’n’roll</i> dos The Cadillacs (dia 10), os ritmos cubanos dos Sons de Cuba (dia 11) e a mistura de <i>folk</i> e <i>rock</i> dos Pé na Terra (dia 12) são as outras ofertas programadas para o Espaço da Nora.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima