Os apreciadores de passeios pela natureza dispõem de nove percursos pedestres na área do Parque Natural Vale do Guadiana, uma nova oferta turística para “criar melhores condições de visita e usufruto dos valores naturais do concelho” de Mértola.
Os percursos, que são “pequenas rotas lineares ou circulares”, foram criados pela Fundação Serrão Martins em parceria com a Merturis – Empresa Municipal de Turismo de Mértola e o Parque Natural Vale do Guadiana.
O percurso “PR1 Guadiana – O grande rio do Sul”, permite passear entre o Poço dos Dois Irmãos e a Ribeira de Carreiras, o “PR2 – Os canais do Guadiana” entre a Corte Pequena e os canais do Guadiana, o “PR3 – As margens do Guadiana” entre a Corte Gafo de Baixo e a proximidade do Carvoeiro e o “PR4 – À volta do montado” entre o monte do Guizo e a Mina de São Domingos.
O “PR5 – Ao ritmo das águas do Vascão” permite passear entre a Mesquita e aquela ribeira, o “PR6 – Entre a estepe e o montado” é um percurso circular na zona do Azinhal, o PR7 permite uma subida à Senhora do Amparo, o PR8 é um percurso ribeirinho entre os moinho do Alferes e das Relíquias e o PR9 permite passear entre o Escalda e o Pulo do Lobo.
