A GNR deteve dois homens e duas mulheres em Moura por burla e furto de artigos em ouro, sobretudo a idosas, e apreendeu vários objectos daquele metal no valor de quase 2.500 euros, anunciou hoje a força policial.
A detenção dos dois homens e das duas mulheres, estrangeiros e com idades entre os 21 e os 28 anos, ocorreu na segunda-feira, após uma perseguição policial de vários quilómetros pelas principais estradas do concelho de Moura e que acabou com a sua intercepção no interior daquela cidade, explica a GNR em comunicado enviado à Lusa.
A perseguição decorreu após os dois homens e as duas mulheres terem consumado vários ilícitos na segunda-feira na vila de Barrancos e na localidade de Safara (Moura), onde abordaram as vítimas na via pública, sobretudo idosas, que “ostentavam objectos em ouro”.
Depois de distraírem as vítimas, os homens e as mulheres retiravam-lhes os adornos em ouro e, quando aquelas se apercebiam do ilícito, ofereciam-lhes outro adorno, de ouro falso, de menor valor, para manterem o silêncio, explica a GNR.
As vítimas contactaram a GNR, que, de seguida, montou um dispositivo de intercepção e deteve os dois homens e as duas mulheres.
Durante a operação, a cargo do Destacamento Territorial de Moura da GNR, além de terem sido recuperados todos os objectos em ouro roubados pelos detidos nos últimos ilícitos, foram apreendidos a viatura onde seguiam, uma balança de precisão e três telemóveis.
Segundo a GNR, os detidos deslocavam-se numa viatura da marca BMW, de alta cilindrada e matrícula estrangeira e transportavam consigo um bebé de um ano.
A GNR vai averiguar a origem dos objectos em ouro apreendidos juntamente com os que foram roubados durante os ilícitos consumados pelos detidos na segunda-feira e a sua possível relação com outros ilícitos praticados em território nacional com recurso ao mesmo “modus operandi”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde