Um grupo de moradores de Casével juntaram-se na criação de uma pintura abstrata do presépio de Natal, que pode ser vista no Centro Comunitário desta vila histórica do concelho de Castro Verde.
A criação da pintura, que combina expressão artística moderna com a tradição natalícia, partiu de um desafio lançado à população pela Câmara de Castro Verde, no âmbito das suas iniciativas culturais para a quadra festiva.
“A pintura, concluída coletivamente pelos habitantes locais, reinterpreta o presépio através de um estilo abstrato contemporâneo e colorido”, explica ao “CA” Julie Ashcroft, uma das cidadãs que participou na iniciativa.
A ela juntaram-se Jesus Conceição, Maria José Dias, Dina Macara, Jorgete Franco, Emília Aleixo, Maria José Costa, Felícia Prazeres e Rafaela Soares, todas moradoras em Casével.
De acordo com Julie, “apesar da abordagem moderna, a obra inclui elementos simbólicos tradicionais, como uma pequena estrela para preservar subtilmente o significado religioso da cena”.
“Este projeto uniu a nossa comunidade de uma forma verdadeiramente bela. Temos orgulho em partilhar uma obra de arte que reflete tanto a nossa criatividade como a nossa herança cultural”, acrescenta.
A pintura está patente no Centro Comunitário de Casével desde o passado dia 16 de dezembro. “Espera-se que [esta obra] atraia o interesse dos visitantes locais, do público regional e dos entusiastas da arte curiosos pelos projetos comunitários”, conclui Julie Ashcroft.












