Monte da Rocha vai abastecer cinco concelhos

Monte da Rocha vai

Até 2019 a barragem do Monte da Rocha vai estar a abastecer a rede pública de água de cinco concelhos. Da albufeira situada no concelho de Ourique já sai a água consumida em Castro Verde e, mais recentemente, Ourique e Almodôvar (com excepção das localidades de Rabaça e Santa Cruz). Mas em breve deverão arrancar as empreitadas que irão servir parte da zona interior do concelho de Odemira e uma vasta área da margem direita do Guadiana, no concelho de Mértola.
O projecto faz parte do sistema público de abastecimento em alta a partir do Monte da Rocha, delineado pela Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e que levou a empresa a investir 3,5 milhões de euros na renovação e ampliada Estação de Tratamento de Água (ETA) daquela barragem, intervenção inaugurada no dia 20 de Julho pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.
A obra foi co-financiada em 66% pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, e permite à ETA do Monte da Rocha ter uma capacidade máxima de produção de água de 400m3/h e abastecer cerca de 18.000 habitantes.
Além da ETA do Monte da Rocha, foi igualmente inaugurada a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ourique, que custou à AgdA 1,3 milhões de euros. O novo equipamento destina-se a tratar, “de forma adequada”, os efluentes urbanos provenientes da vila de Ourique e está dimensionada para tratar cerca de 280 m3/dia de águas residuais, servindo uma população de 1.700 habitantes.
Estas novas infra-estruturas “vão permitir assegurar a continuidade e qualidade do serviço de abastecimento de água às populações e o tratamento adequado das águas residuais produzidas na região”, adianta ao “CA” João Silva da Costa, vogal-executivo da AgdA.
De acordo com este responsável, o sistema de abastecimento a partir do Monte da Rocha já exigiu 11,5 milhões de euros de investimento à empresa, sendo que o que falta fazer implicará o gasto de um montante idêntico.

“Uma questão de justiça”
O investimento realizado pela AgdA no abastecimento público de água na região foi largamente elogiado pelo ministro do Ambiente durante a cerimónia que assinalou a inauguração da ETAR de Ourique e da ETA do Monte da Rocha.
Nesse sentido, João Matos Fernandes aproveitou a sua passagem pelo concelho de Ourique para dar como garantida a aprovação da candidatura a fundos comunitários das obras que faltam fazer para levar a água da albufeira aos concelhos de Odemira e Mértola.
“Não há qualquer razão para uma quebra no ritmo dos investimentos, antes pelo contrário! A candidatura está apresentada e certamente será aprovada – até porque concorre sozinha, porque assim quisemos [no Governo] por uma razão de justiça”, disse o ministro ao “CA”.
Antes, já os autarcas de Ourique e Castro Verde tinham realçado a importância das duas novas infra-estruturas. “A inauguração da ETA [do Monte da Rocha] e da ETAR de Ourique é um contributo para a vida dos nossos cidadãos, para o ambiente da região e para a nossa paisagem, que é parte integrante da identidade regional”, sublinhou o presidente da Câmara de Ourique no seu discurso.
Marcelo Guerreiro acrescentou ainda que ambos os equipamentos “são a prova de que os municípios podem ter uma palavra a dizer em matéria de sustentabilidade ambiental e na gestão dos recursos naturais escassos”.
Já o seu homólogo de Castro Verde destacou o facto de este ser “um investimento necessário e urgente para estas terras do interior sul alentejano, num tempo em que a água é cada vez mais um bem valioso e indispensável para o crescimento harmonioso dos territórios”.
“Esta obra torna mais vizinhos e mais solidários estes concelhos, unidos pela barragem do Monte da Rocha”, reforçou Francisco Duarte, lembrando que foi o Município de Castro Verde quem assumiu, em 1989, o “projecto visionário” e “quase temerário do ponto de vista financeiro” de construir uma ETA na barragem do Monte da Rocha.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Banco assaltado em Castro Verde

A agência do Santander Totta em Castro Verde foi assaltada ao final da manhã desta quarta-feira, 18, por dois homens armados, que se encontram em

Role para cima