Misericórdia de Estremoz vai criar residência sénior

Misericórdia de Estremoz

A Santa Casa da Misericórdia de Estremoz vai adaptar um edifício para criar uma residência sénior, destinada a 24 utentes, num investimento superior a 1,5 milhões de euros, revela o provedor da instituição, Miguel Raimundo.
O provedor adianta à Agência Lusa que a unidade de apoio a idosos vai resultar de uma obra de adaptação do edifício “José Brito da Luz", anexo ao Convento das Maltezas, que é propriedade da instituição e situado no Rossio Marquês de Pombal, no centro da cidade.
Segundo o provedor, as obras vão iniciar-se em Março ou Abril deste ano e a Misericórdia local conta com uma comparticipação de cerca de 60%, através de fundos comunitários.
Trata-se da concretização de "um sonho de longa data" da Misericórdia de Estremoz, que nunca teve um lar de idosos, referiu o responsável da instituição, que vai aumentar a oferta de apoio social na região e permitir que os idosos fiquem mais perto da sua comunidade.
"Pretendemos dar uma resposta social a necessidades que sentimos existirem a nível deste escalão etário no concelho de Estremoz e nos concelhos da região", realça o provedor.
Miguel Raimundo indica que a abertura da residência sénior, com quartos duplos e individuais, está prevista para meados de 2015.
O projecto prevê a criação de oito a 10 postos de trabalho.
As áreas funcionais da residência vão ficar distribuídas pelos três pisos do edifício, que vai ser objecto de obras de adaptação.
A Misericórdia de Estremoz, que "é a única no distrito de Évora sem uma resposta social" nesta área, segundo o provedor, gere ainda uma casa abrigo de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, destinada a 17 utentes e que tem estado sempre completa desde que abriu, em 2009.
Miguel Raimundo indica que a Misericórdia de Estremoz presta também apoio social a pessoas carenciadas, em situações pontuais.
O provedor explica ainda que a criação da residência naquele edifício vai obrigar à transferência da sede e da secretaria da Misericórdia de Estremoz para outro edifício da instituição também situado no Rossio Marquês de Pombal.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima