Misericórdia de Beja faz obras no antigo hospital

Misericórdia de Beja faz

A Santa Casa da Misericórdia de Beja (SCMB) pretende avançar, entre os anos de 2020 e 2021, com duas intervenções de maior monta no edifício do antigo hospital de Nossa Senhora da Piedade, num investimento avaliado em cerca de meio milhão de euros.
Segundo o provedor da instituição, “uma das propostas tem a ver com a remodelação do Museu da Farmácia, com a anexação de algumas áreas adjacentes, que terão outras valências, e com a recuperação dos frescos do século XVII que pusemos a descoberto em Novembro do ano passado”.
João Paulo Ramôa adianta que a intervenção está avaliada em cerca de 250 mil euros e vai ser candidatada ao Fundo Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, podendo começar no final de 2020.
Em paralelo, a SCMB pretende avançar igualmente com a recuperação da talha da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, que fica junto ao antigo hospital. A empreitada poderá chegar também aos 250 mil euros e o projeto será candidatado, até final do ano, a financiamento comunitário, por forma a poder ser executado em 2021.
João Paulo Ramôa lembra que o antigo hospital, mandado construir em 1490 por D. Manuel I, então duque de Beja, é “um dos edifícios mais antigos e importantes da cidade”, sendo que só no último ano a Santa Casa da Misericórdia investiu no imóvel, em trabalhos de conservação, cerca de 50 mil euros.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima