Misericórdia de Beja faz obras no antigo hospital

Misericórdia de Beja faz

A Santa Casa da Misericórdia de Beja (SCMB) pretende avançar, entre os anos de 2020 e 2021, com duas intervenções de maior monta no edifício do antigo hospital de Nossa Senhora da Piedade, num investimento avaliado em cerca de meio milhão de euros.
Segundo o provedor da instituição, “uma das propostas tem a ver com a remodelação do Museu da Farmácia, com a anexação de algumas áreas adjacentes, que terão outras valências, e com a recuperação dos frescos do século XVII que pusemos a descoberto em Novembro do ano passado”.
João Paulo Ramôa adianta que a intervenção está avaliada em cerca de 250 mil euros e vai ser candidatada ao Fundo Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, podendo começar no final de 2020.
Em paralelo, a SCMB pretende avançar igualmente com a recuperação da talha da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, que fica junto ao antigo hospital. A empreitada poderá chegar também aos 250 mil euros e o projeto será candidatado, até final do ano, a financiamento comunitário, por forma a poder ser executado em 2021.
João Paulo Ramôa lembra que o antigo hospital, mandado construir em 1490 por D. Manuel I, então duque de Beja, é “um dos edifícios mais antigos e importantes da cidade”, sendo que só no último ano a Santa Casa da Misericórdia investiu no imóvel, em trabalhos de conservação, cerca de 50 mil euros.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima