Ministro inaugura exposição em Ourique

Ministro inaugura

O ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, vai estar segunda-feira, 6 de Junho, em Ourique, na inauguração da exposição “Depósito Votivo da II Idade do Ferro, de Garvão”.
A mostra é inaugurada às 18h00 no Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB) e ao lado do governante vão estar também o autarca Marcelo Guerreiro e a directora regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
A exposição resulta de um projecto de investigação acolhido pela Câmara de Ourique e desenvolvido em parceria entre Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), o Laboratório HERCULES (Universidade de Évora) e o Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.
O Depósito Votivo de Garvão, datado do séc. IV-III a.C., é um testemunho arqueológico a que os especialistas atribuem uma importância extraordinária, quer por se tratar de uma estrutura associada a um complexo religioso, quer pelo notável conjunto de objectos ali encontrados em 1982, que se destinariam sobretudo a funções cultuais.
A transferência deste espólio para o Centro de Arqueologia de Ourique, criado para esse fim, constituiu o ponto de partida do trabalho de que agora se dá conhecimento ao público.
Recorde-se que o espólio que agora se poderá apreciar esteve, durante as últimas décadas, armazenado e indisponível para estudo e exposição ao público, apesar da importância que lhes foi atribuída no mundo da arqueologia internacional.
O retorno desse património arqueológico a Ourique resultou das reivindicações do Município e da comunidade científica, num processo desencadeado para o efeito pela DRCA com apoio fundamental das entidades da tutela na altura, o IGESPAR e o IPM.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima