O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, vai presidir, nesta sexta-feira, 16, à sessão de encerramento do IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, que decorre em Ourique.
A sessão de encerramento do congresso está agendada para as 12h30 e, além do governante, contará com as presenças do autarca ouriquense Marcelo Guerreiro, do presidente da União dos Agrupamentos de Deefesa Sanitária do Alentejo, António Rosado, do presidente das Cooperativas Agroalimentarias de Castilla y Léon, Fernando Antúnez Garcia, e do presidente do Crédito Agrícola, Licínio Pina.
Antes, pelas 10h00, terá lugar um debate sobre “Política Agrícola Comum”, em que vão intervir os deputados europeus Paulo do Nascimento Cabral (Portugal) e Cristina Maestre (Espanha), assim como Eduardo Diniz (diretor-geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral), Álvaro Mendonça (presidente da CAP) e Pedro Barato (ASAJA).
O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva é uma organização da ACOS – Associações de Agricultores do Sul, juntamente com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG).
O congresso conta ainda com o apoio da Câmara de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, tendo como patrocinadores o Crédito Agrícola e a Caja Rural Sur.