Ministério da Educação encerra cinco escolas do primeiro ciclo no distrito de Beja

Ministério da Educação encerra cinco escolas do primeiro ciclo no distrito de Beja

As escolas básicas do primeiro ciclo de Semblana (concelho de Almodôvar), Jungueiros (Aljustrel), Panóias (Ourique), Pereiras-Gare e Amoreiras-Gare (ambas em Odemira) já não vão abrir portas no ano lectivo de 2012-2013 por decisão do Ministério da Educação.
Ao todo, serão 239 as escolas do primeiro ciclo do ensino básico que vão encerrar no próximo ano lectivo, anunciou esta segunda-feira, 23, em comunicado, o ministério liderado por Nuno Crato.
“Em todos os casos, estes encerramentos decorrem em articulação com as respectivas autarquias, atendendo à melhoria da qualidade do ensino”, lê-se no texto do comunicado.
Os professores dessas escolas estarão “enquadrados nos seus grupos disciplinares e poderão contar com o apoio de outros docentes”, acrescenta.
O processo de reorganização das escolas irá prosseguir em 2013, refere o comunicado, pelo que deverá ser anunciado o encerramento de mais escolas no próximo Verão.
Com este anúncio, o número de escolas do primeiro ciclo encerradas desde o ano lectivo 2005-2006 sobe para 3.720.
No próximo ano estarão em funcionamento 2.330 escolas a leccionar até ao quarto ano de escolaridade.
Por regiões, na área abrangida pela Direcção Regional de Educação do Norte é onde vão encerrar mais estabelecimentos (126), seguida do Centro (66), Lisboa e Vale do Tejo (33), Alentejo (10) e Algarve (três).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima