Ministra da Agricultura garante conclusão do Alqueva em 2015

Ministra da Agricultura garante

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, garante que o Governo vai mesmo concluir em 2015 a construção dos 120 mil hectares de regadio previstos pelo Alqueva.
Através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ou do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural “haverá dinheiro” para concluir a obra, conforme prometido pelo Governo PSD/ CDS disse esta sexta-feira, 25, a ministra durante a sua visita às obras em marcha na zona entre Quintos e Baleizão, no concelho de Beja.
No âmbito do projecto do Alqueva, actualmente já estão infra-estruturados e em condições de produção 68 mil hectares de regadio, dos quais 40 mil hectares estão a produzir, o que corresponde a uma taxa de 64% e é “positivo”, acrescentou Assunção Cristas.
Segundo a ministra, actualmente, 20 mil hectares de regadio estão em plena obra, há mais cerca de 25 mil hectares em fase de concurso público para adjudicação da obra e, depois, “faltam apenas cinco mil hectares”, cujo concurso público para a empreitada será lançado até ao final deste ano.
“Com isto, fica tudo o que tem a ver com os 120 mil hectares da primeira fase do Alqueva completamente concluído e a tempo de cumprirmos” a promessa de 2015, frisou.
De acordo com a ministra, o Governo tem um “duplo objectivo” para Alqueva, ou seja, por um lado, concluir o projecto em 2015, e, por outro lado, “garantir que aquilo que vai sendo infra-estruturado é efectivamente utilizado em prol da produção agrícola nacional”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima