Ministra da Agricultura “apadrinha” sobreiros em Grândola este domingo

Ministra da Agricultura “apadrinha” sobreiros em Grândola este domingo

A Herdade das Barradas da Serra, no concelho de Grândola, recebe este domingo, 6, a visita da ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que juntamente com a sua família e os alunos da Eco-Escola das Ameiras vai colocar, em sobreiros, ninhos construídos com canudos de cortiça virgem ou verificar caixas-ninho instaladas no local em 2011, entre outras actividades.
Esta iniciativa é promovida no âmbito da oitava edição do Festival “Terras Sem Sombra”, promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, e surge na sequência da aprovação, pelo Parlamento, do sobreiro como “Árvore Símbolo Nacional”.
Esta acção de sensibilização, que conta com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, do WWF – World Wide Fund for Nature e das associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza, visa alertar para a singularidade e a representatividade do montado de sobro “como um dos ecossistemas mais importantes da Europa, tanto em termos ambientais como sócio-económicos, e como habitat-refúgio da biodiversidade lusitana”.
Também denominado “árvore de plena luz”, o sobreiro é uma espécie com mais de 60 milhões de anos, ocupando 737 mil hectares de solo, mais de 21% da área de floresta em Portugal.
Com uma esperança média de vida de 300 anos, é responsável por três por cento das exportações nacionais e produz 806 milhões de euros de cortiça, tornando Portugal líder mundial, com cerca de metade da produção global do sector corticeiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima