O Messejanense foi excluído do campeonato distrital da 1ª divisão distrital de 2025-2026, por falta de certificação, sendo a sua vaga ocupada pelo Sp. Cuba, que tinha sido despromovido.
Em comunicado, a Associação de Futebol de Beja (AFBeja) lembra que o seu Regulamento das Provas Oficiais (RPO) , aprovado a 28 de maio de 2024, prevê que, “a partir da época 2025-2026”, só participem na 1ª divisão distrital “os clubes que tenham obtido, na época anterior, o nível de certificação de Escola de Futebol – 2 Estrelas”, excetuando esta regra “o ano de subida do clube ao campeonato distrital da 1ª divisão, bastando para o efeito estar em processo de certificação”.
A mesma fonte acrescenta que o Messejanense terminou a temporada de 2024-2025 apenas “em processo de certificação”, tendo interposto recurso junto do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que o “julgou improcedente”.
“Em razão dessa decisão, o clube não reunirá as condições necessárias para participar, na época desportiva 2025-2026, no campeonato distrital da 1ª divisão, organizado por esta Associação”, refere a AFBeja no comunicado.
Perante este desfecho, a AFBeja aplicou “o mecanismo de preenchimento de vagas, conforme previsto” no seu RPO, tendo deliberado que a vaga existente nesta prova desportiva será preenchida pelo Sp. Cuba.