Messejana em festa até quarta-feira presta homenagem a Manuel de Brito Ruas

Messejana em festa até quarta-feira presta homenagem a Manuel de Brito Ruas

A vila de Messejana vai prestar na próxima quarta-feira, dia 15 de Agosto, uma sentida homenagem ao antigo provedor da Misericórdia e presidente da Junta de Freguesia local, Manuel de Brito Ruas.
A cerimónia decorrerá no âmbito das festas de Santa Maria que, a partir desta sexta-feira, 10, terão um programa repleto de memórias e espectáculos.
Com organização da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, a iniciativa “Messejana Real” é o grande momento das festas e, já nesta sexta-feira, 10, haverá animação com uma “Noite Jovem” depois de inauguradas as exposições “Arte Sacra, Trajes e Aventais”.
No sábado, 11, será feita a recriação histórica da chegada de D. Sebastião a Messejana (18h00) e, durante a noite, o rei jantará com os nobres da vila, haverá folguedo e a apresentação de planos inéditos do filme “Al Fachada”.
No domingo, 12, D. Sebastião assistirá à missa na Igreja Matriz de Messejana, estando agendada para o fim da tarde um demonstração de falcoaria e armas.
O serão está reservado para um julgamento público no pelourinho e uma comunicação de D. Sebastião ao povo messejanense.
Na segunda-feira, 13, está programado um concerto com a banda Sound Makers e, na terça-feira, a imagem de Nossa Senhora da Assunção é “levada para o campo”.
Ao fim da tarde há um cortejo automóvel a animar o regresso da padroeira e, durante a noite, um baile com o popular artista Ruben Baião.
No último dia das festas (15 de Agosto), decorrerá a procissão e, cerca das 19h00, a cerimónia de homenagem a Manuel de Brito Ruas, destacado cidadão daquela vila que faleceu em 24 de Agosto de 2011, na altura com 70 anos de idade.
Manuel de Brito Ruas foi líder da Santa Casa da Misericórdia de Messejana durante 20 anos, depois de ter sido o principal responsável pela sua restauração, em 1989.
Ao mesmo tempo, foi vários anos presidente da Junta de Freguesia de Messejana.
Na cerimónia de homenagem que decorrerá na sua terra natal será descerrada uma placa que perpetuará o seu nome na fachada do edifício da Santa Casa.
Refira-se que, na noite de 15 de Agosto, decorrerá a tradicional corrida de toiros de Messejana, onde Manuel de Brito Ruas também será recordado.
Ele que foi, como se sabe, um dos mais destacados aficionados da região e figura muito popular nos meios tauromáquicos.
A corrida começa às 22h30 e contará com os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e João Telles Jr. para lidarem toiros da ganadaria Lampreia.
As pegas estarão a cargo dos forcados de Alcochete e de Cascais.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima