Promover o diálogo entre a comunidade cinegética e o público e valorizar o património natural do concelho são duas das metas da quarta edição das Jornadas da Caça, que a Câmara de Mértola vai dinamizar de forma mensal ao longo do ano de 2026.
Tal como nas três edições anteriores, as Jornadas da Caça de Mértola contam neste ano com uma programação “dedicada à biodiversidade, formação e tradição cinegética”, que se pretende “abrangente” e destinada a “caçadores, gestores cinegéticos, estudantes, profissionais do setor e todos os interessados no mundo rural e na conservação da natureza”.
“O objetivo central permanece, ou seja, promover o diálogo entre a comunidade cinegética e o público, incentivar práticas sustentáveis e valorizar o património natural do concelho de Mértola”, explica ao “CA” o presidente da autarquia, Mário Tomé.
Segundo o edil, através deste evento “Mértola reforça o seu papel como polo nacional da atividade cinegética”, sendo que esta nova edição das Jornadas da Caça “sublinha precisamente o compromisso contínuo do concelho com a gestão sustentável da fauna, a valorização do território rural e a promoção da atividade cinegética enquanto elemento cultural, económico e ambiental”.
“Ao congregar formação técnica, ciência, tradição e convívio, Mértola reafirma-se como referência nacional e internacional nas boas práticas de gestão cinegética e conservação”, frisa Mário Tomé.
A quarta edição das Jornadas da Caça de Mértola vai decorrer ao longo de todo o ano, c com diversas atividades distribuídas por formações técnicas, visitas de campo, encontros nacionais, ações práticas, eventos de convívio e momentos de divulgação científica.
O evento arranca neste sábado, 7, com uma ação de formação em Sanidade de Espécies de Caça Menor no Pavilhão Multiusos, em Mértola.
Seguem-se, no mesmo local, um curso de iniciação à Falcoaria, a 7 de março, e o Encontro Nacional de Matilhas, a 11 de abril.
Para o dia 9 de maio está prevista uma visita à Expo Caça, em Santarém, enquanto a 6 de junho terá lugar uma visita técnica à Herdade da Contenda, no concelho de Moura.
A iniciativa “Queres Ser Caçador?”, que vai decorrer nas instalações da Escola Profissional ALSUD, em Mértola, é a proposta para o dia 6 de julho, ao passo que em agosto é inaugurada a exposição “Mértola Bio Live Cam”, na Galeria da Biodiversidade Além Rio, na “vila museu”. E em setembro, no dia 6, a Zona de Caça Municipal de Mértola recebe o Dia do Caçador, com caçadas temáticas aos patos, coelhos e pombos.
Este ciclo termina em outubro, entre os dias 23 e 25, com a realização da XVII Feira da Caça de Mértola, que incluirá, entre outras atividades, a apresentação dos resultados do primeiro ano da Cátedra da Caça e Biodiversidade.












