Mértola vai recordar Serrão Martins

Evocar “a memória e a visão” do primeiro presidente da Câmara de Mértola“eleito em democracia” é a grande meta de mais uma edição da iniciativa “Lembrar Serrão Martins”, que a autarquia da “vila-museu” promove a partir desta sexta-feira, 19.

O programa estende-se até sábado, 27 de março, com um conjunto de iniciativas, em formato digital, que vão das conversas e tertúlias aos concertos, partilha de poemas e emissões de rádio.

O principal objetivo é “evocar a memória e a visão de Serrão Martins, bem como o lugar de destaque que este sempre atribuiu à cultura e ao património”, justifica a Câmara de Mértola em comunicado enviado ao “CA”.

A edição de 2021 do “Lembrar Serrão Martins” arranca às 15h00 desta sexta-feira, 19, com a conversa “Mértola, Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, moderada por Pedro Mateus das Neves. Para as 21h00 está previsto um “concerto comentado” com Celina da Piedade, transmitido em direto do cine-teatro Marques Duque.

Segue-se, no sábado, 20, pelas 15h00, a conversa “Da escuta, da voz e da comunidade – Conversas em torno do património oral”, com Rita Sales, Tiago Pereira, Cristina Taquelim, João Romba, Rossana Torres e Celina da Piedade. E para domingo, 21, Dia Mundial da Poesia, está prevista a divulgação de poemas escolhidos por diversas personalidades.

A iniciativa prossegue na segunda-feira, 22, com a conversa “Plano Local de Leitura: Primeiras reflexões”, com Cristina Taquelim (15h00), enquanto para terça-feira, 23, está prevista a apresentação do Plano Local de Mediação para o Cinema – Cineclube Mértola e outros projetos, pela Associação Entre Imagem (18h00).

A apresentação do Plano de Educação Artística de Mértola, por Carlos Rosa e Nádia Torres, é a proposta para quarta-feira, 24, às 17h00, sendo que no dia seguinte terá lugar a transmissão, nas rádios Castrense, Voz da Planície e Mértola, de uma entrevista com Júlia Serrão sobre a biografia de Serrão Martins (19h00).

Na sexta-feira, 26, tem lugar a apresentação “Museu de Mértola: Um contributo para a mediação entre a comunidade e património”, com Lígia Rafael, Maria Vlachou, Bruno Conceição, Susana Gómez Martinez, Rute Fortuna, Alexandre Matos, maria de Fátima Palma e Clara Rodrigues (15h00).

A edição de 2021 de “Lembrar Serrão Martins” termina às 19h00 de sábado, 27, Dia Mundial do Teatro, com a proposta “De boca em boca – Contos ao Largo”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima