Mértola vai geminar-se com a cidade marroquina de Chefchaouen

Mértola vai geminar-se com a

A vila de Mértola e a localidade marroquina de Chefchaouen vão assinar no próximo domingo, 19 de Maio, um protocolo de geminação e um acordo de amizade e cooperação.
O protocolo é assinado durante a sétima edição do Festival Islâmico de Mértola, que arranca esta quinta-feira, 16, e visa, sobretudo, “estreitar os laços de amizade entre as populações de ambos os países”, adianta ao “CA” fonte municipal.
De acordo com a mesma fonte, “na base de protocolo e do acordo estão as marcas culturais e identitárias entre o povo português e o povo marroquino, cuja investigação arqueológica desenvolvida em Mértola há mais de 30 anos veio confirmar, e que se traduzem na gastronomia, na língua, nos gestos, nos utensílios, no cante e nos instrumentos de trabalho”.
No âmbito do acordo, os municípios de Mértola e Chefchaouen [na foto]vão desenvolver programas de cooperação, tendo em vista “o desenvolvimento mútuo” nas áreas da cultura, educação, desporto, meio ambiente e turismo.
A promoção de encontros regulares de delegações dos dois municípios para a discussão dos planos de iniciativas a desenvolver, assim como a avaliação dos resultados dos diversos projectos também estão entre os objectivos do protocolo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima