A vila de Mértola e a localidade marroquina de Chefchaouen vão assinar no próximo domingo, 19 de Maio, um protocolo de geminação e um acordo de amizade e cooperação.
O protocolo é assinado durante a sétima edição do Festival Islâmico de Mértola, que arranca esta quinta-feira, 16, e visa, sobretudo, “estreitar os laços de amizade entre as populações de ambos os países”, adianta ao “CA” fonte municipal.
De acordo com a mesma fonte, “na base de protocolo e do acordo estão as marcas culturais e identitárias entre o povo português e o povo marroquino, cuja investigação arqueológica desenvolvida em Mértola há mais de 30 anos veio confirmar, e que se traduzem na gastronomia, na língua, nos gestos, nos utensílios, no cante e nos instrumentos de trabalho”.
No âmbito do acordo, os municípios de Mértola e Chefchaouen [na foto]vão desenvolver programas de cooperação, tendo em vista “o desenvolvimento mútuo” nas áreas da cultura, educação, desporto, meio ambiente e turismo.
A promoção de encontros regulares de delegações dos dois municípios para a discussão dos planos de iniciativas a desenvolver, assim como a avaliação dos resultados dos diversos projectos também estão entre os objectivos do protocolo.
