Mértola recebe parque eólico de 48 milhões de euros

Mértola recebe parque

O novo parque eólico do concelho de Mértola, instalado na zona de São Pedro de Sólis, está quase concluído e o primeiro de 19 aerogeradores já entrou em funcionamento.
Promovido pelo consórcio português ENEOP 2, que gere 48 infra-estruturas do género em todo o país e inclui cinco empresas – entre as quais a EDP –, o Parque Eólico de Mértola representa um investimento total de 48 milhões de euros e começou a ser construído no início deste ano, devendo ficar concluído durante o próximo mês de Fevereiro.
Quanto estiver terminado, o novo parque eólico vai permitir a produção anual de 100 GWh/ ano (o equivalente a cinco vezes daquele que é o consumo de electricidade anual total no concelho mertolense), através dos seus 19 aerogeradores de dois MW cada, colocados em torres de betão com cerca de 100 metros de altura.
O diâmetro das pás do rotor em movimento é o equivalente à área de um campo de futebol!
O projecto teve em conta as alterações estudadas para o Plano Director Municipal de Mértola e acabou igualmente por permitir a beneficiação de alguns caminhos rurais na região, o que facilita o acesso à zona em caso de combate a incêndios florestais.
Numa altura em que a economia nacional parece estagnar, a conclusão deste investimento da ENEOP 2 em Mértola reveste-se, na opinião do autarca local, de “bastante importância”.
Desde logo, por ser “o maior investimento privado de sempre” no concelho, algo “que nunca se conseguiria se não houvesse muito ‘trabalho de casa’ feito antes”, vinca ao “CA” o autarca Jorge Rosa, acrescentando com uma “pontinha” de orgulho: “Vários concelhos pretendiam este parque e o consórcio tinha várias alternativas, mas optou por nós”.
O novo parque eólico vai permitir igualmente o aumento das próprias receitas municipais, uma vez que a Câmara de Mértola vai arrecadar 2,5% da facturação do novo parque eólico.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima