Dar a conhecer “o que de melhor se produz” no concelho é o grande objetivo da 23ª edição da Feira do Mel, Queijo e Pão, que a Câmara de Mértola promove a partir desta sexta-feira, 28, no Pavilhão Multiusos da “vila museu”.
Serão três dias de festa, com música, cante alentejano, tasquinhas, workshops e conversas dedicadas a três dos produtos mais típicos do município, num evento que tem a colaboração da Apiguadiana, Associação de Empresários do Vale do Guadiana, Associação Terra Sintrópica, Clube Náutico de Mértola, Associação Qualifica e Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar.
“Tenho a certeza que será um ótima feira”, afiança ao “CA” o presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé, lembrando que o mel, o queijo e o pão “são três áreas que valorizam o concelho enquanto território, devido à qualidade que os produtores conseguem colocar nos seus produtos”.
“Sãos três produtos que caminham lado a lado na valorização dos recursos endógenos do território”, continua o autarca, para quem o evento “acaba por ir de encontro à génese da matriz identitária [de Mértola] e com uma forte ligação ao mundo rural”.
O presidente da Câmara Municipal aproveita a ocasião para agradecer aos produtores e empresários do concelho “pela capacidade de se reinventarem e pela resiliência extraordinária que demonstram todos os dias no nosso território”. “Só assim conseguem fazer prevalecer estas atividades com o sucesso que lhes é reconhecido e estes eventos contribuem de forma muito positiva para esta economia local”, reforça.
“Sãos três produtos que caminham lado a lado na valorização dos recursos endógenos do território”, diz o autarca Mário Tomé.
A 23ª Feira do Mel, Queijo e Pão “abre portas” pelas 16h00 desta sexta-feira, 28, estando a inauguração oficial prevista para as 18h00. Durante a tarde haverá ainda animação com os Ai Xico Xica e a atuação do grupo Ideal Alentejano, além de conversas sobre queijos e a flor do cardo e outra sobre os 22 anos da Queijaria do Vale do Guadiana.
Para a noite, a partir das 22h00, está previsto um concerto com Buba Espinho e depois, pelas 23h30, baile com Marco Jesus Filipe.
No sábado, 29, o programa da feira arranca pelas 10h00, com um workshop sobre colheita e extração de mel, havendo ainda pela manhã animação com o grupo Trio Alfacinha. Às 15h30 atuam os Beira Serra e às 19h30 Os Improvisados, enquanto de noite está previsto o concerto do grupo Dona Zéfinha, às 22h00, e um baile com Tiago Catarino, a partir das 23h30.
A 23ª Feira do Mel, Queijo e Pão termina no domingo, 30, cujo programa para a manhã conta com conversas sobre a valorização do pão de Mértola (10h15), sobre moagem e pão com outras variedades de trigo (11h00), e com representantes das padarias do concelho premiadas no Concurso Nacional de Pão (11h30).
Ao meio-dia tem lugar um showcooking pelo projeto “A Cozinha da Avó”, que vai elaborar uma açorda de alho à moda antiga, enquanto no recinto da feira a animação será assegurada pelos acordeonistas Francisco Conceição e Maria Palma.
Para a tarde está previsto um encontro de grupos corais a partir das 15h00, com a participação dos grupos Guadiana de Mértola, Os Amigos do Rosário, Estrelas do Alentejo, Os Moços da Aldeia e da Academia de Serpa. A fechar a feira, pelas 17h00, toca o grupo Origens.