Mértola homenageia os “mestres” historiadores

Mértola homenageia os

O cine-teatro Marques Duque, em Mértola, recebe esta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18, a iniciativa “Encontro com a História”, centrada nas questões ligadas à arqueologia.
O encontro é promovido pelo Campo Arqueológico de Mértola em parceria com diversas entidades e com o apoio da autarquia local, visando homenagear uma geração de “mestres” que marcou profundamente os actuais arqueólogos e historiadores e, também, reflectir sobre alguns dos temas que estes pioneiros trataram.
Neste primeiro dia, a partir das 11h00, terá lugar a sessão solene, onde serão homenageados António Borges Coelho, José Luís de Matos, José Mattoso, Jorge de Alarcão, Cláudio Torres e Juan Zozaya.
Durante a tarde, será feita uma visita aos principais museus e monumentos da vila.
No sábado, 18, terá lugar um encontro científico, com quatro sessões temáticas: “Território e povoamento”, “O aproveitamento dos recursos”, “Formas de habitar e amanhar a terra” e “O quotidiano e os seus artefactos”.
Após a conclusão dos trabalhos, será assinado um acordo de colaboração entre a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e o Campo Arqueológico de Mértola para o desenvolvimento, em Mértola, de cursos de segundo e terceiro ciclos e serão apresentadas as actas do X Congresso Internacional sobre a Cerâmica Medieval no Mediterrâneo e a mais recente edição da revista “Arqueologia Medieval. Distância”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima