Mértola “capital da caça” durante o fim de semana

A vila de Mértola recebe neste fim de semana, ente os dias 25 e 27 de outubro, a 15ª edição da Feira da Caça, evento promovido pela Câmara Municipal, em colaboração com diversas instituições locais, para celebrar “a paixão, a tradição cinegética, a natureza e a biodiversidade” do concelho.

O certame, que conta cerca de uma centena de expositores de todo o país, vai decorrer no Pavilhão Multiusos e tem por objetivo “promover as potencialidades turísticas e económicas da região”, atraindo entusiastas da caça e visitantes de todo o país.

“Esta é a feira de referência para os entusiastas da caça e empenhámo-nos em criar pontos de interesse que façam desta edição mais um sucesso a todos os níveis, com especial foco nas atividades cinegéticas que terão lugar ao longo do fim de semana”, antecipou ao “CA” o autarca Mário Tomé.

De acordo com o presidente da Câmara de Mértola, este evento promove uma atividade que “é de grande relevância” para a economia local. “Além da vertente diretamente relacionada com a oferta das zonas de caça turística e dos empregos criados nesse setor, há também um reflexo claro em várias outras áreas da economia local”, nota.

“Esta é a feira de referência para os entusiastas da caça e empenhámo-nos em criar pontos de interesse que façam desta edição mais um sucesso a todos os níveis”, diz o autarca Mário Tomé.

A 15ª edição da Feira da Caça “abre portas” às 15h00 de sexta-feira, 25, estando a inauguração oficial agendada para as 18h00, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e incluirá a assinatura de um protocolo para a cooperação ibérica de gestão e fomento dos recursos cinegéticos.

A música é um dos destaques do programa, estando previstos concertos do grupo Los Romeros na sexta-feira (22h00), da dupla Némanus no sábado (22h30) e do cantor Toy no domingo (17h00). Pelo palco da feira vão ainda passar diversos grupos corais e de música tradicional.

O programa da 15ª edição da Feira da Caça de Mértola inclui ainda demonstrações de falcoaria, de pombos de vara, de cães de cobro na água, de cães de rasto de sangue e de cães de parar, assim como concursos de tiro aos pratos, de pombos de vara e de mel.

Para a manhã de sábado, pelas 7h00, está prevista a 14ª edição da Taça Ibérica de Santo Huberto e uma montaria, na Zona de Caça Municipal, ao passo que na manhã de domingo se realiza, a partir das 8h00, o 12º Campeonato Nacional de Caça de Salto Fernando Pereira, na Zona de Caça do Moinho do Monte Novo/Moinhos de Vento.

Showcookings, uma sessão de birdwatching e a exposição de fotografia “#AlimentadasPorCaçadores”, que tem como objetivo “realçar o trabalho que os caçadores exercem 365 dias por ano em prol da biodiversidade”, também fazem parte do programa da feira, que conta ainda com tasquinhas e uma mostra de produtos tradicionais.

Em 2024, a Feira da Caça de Mértola terá também novidades na organização do parque exterior, que contará com um lago com uma dimensão superior, onde os visitantes poderão observar alguma fauna aquática e demonstrações com raças de cães de caça.

No local, os visitantes poderão também explorar diversas exposições, que incluem fauna viva, matilhas de caça maior, viaturas 4×4, um ecossistema recriado com materiais reciclados entre muitas outras atividades e animações.

O parque de demonstrações de atividades cinegéticas incluirá ainda tiro ao alvo com arco e besta.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima