Mercado Medieval põe Almodôvar em festa durante este fim-de-semana

Mercado Medieval põe Almodôvar em festa durante este fim-de-semana

Almodôvar está em festa este fim-de-semana com o já tradicional Mercado Medieval, que vai “invadir” o centro da vila com contadores de histórias, desvendadores de magias, encantadores de serpentes, arqueiros, cavaleiros, almocreves e mesteirais.
O mercado começa esta sexta-feira, 29, para proporcionar uma verdadeira viagem à Idade Média e, desse modo, revisitar o ano de 1285, quando o rei D. Dinis doou o foral àquela vila do sul do Alentejo.
A abertura está programada para as quatro da tarde e, cerca das seis, serão teatralizados alguns momentos referidos no foral. Às 20h00 abrem-se tabernas do mercado e, depois, há um arraial dos trovadores, com festejos e danças à desgarrada, danças moçárabes e a arte do encantador de serpentes. O primeiro dia do evento termina com uma mesnada de castelhanos a irromper pela praça, onde será travada uma pequena batalha.
No sábado, 30, destaca-se um cortejo de El-Rei D. Diniz, que sairá para receber D. Isabel de Aragão. Ao fim da tarde, serão apresentados os cavaleiros para o torneio de armas a cavalo. Ao serão, há comeres da caça e beberes da vinha nas tabernas do mercado. A noite encerra com os saltimbancos mouriscos a apresentar a El-Rei um espectáculo de teatro com fogo sobre uma lenda moura.
O bonito mercado almodovarense termina no 1º dia de Maio, domingo, com um cortejo régio pelas ruas do burgo, onde estarão presente o clero, a nobreza, os mestres de ofício e os servos da gleba. O dia continuará repleto de muitas actividades, jogos de força, de destreza, de habilidade e de bravura.
Promovido pela Câmara Municipal de Almodôvar, o Mercado Medieval é uma das grandes tradições anuais daquele concelho, conseguindo imprimir uma forte alegria e movimentação no centro da vila.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima