Marvão admite possibilidade da fronteira evoluir para euro-região

Marvão admite possibilidade da

O vereador José Pires da Câmara de Marvão admite a possibilidade do Município evoluir para a criação de uma euro-região, que juntaria as áreas espanholas e portuguesas do Parque Natural do Tejo Internacional.
Numa iniciativa da região da Extremadura, realizada esta quarta-feira, 23, na residência do embaixador de Espanha, em Lisboa, o vereador da autarquia de Marvão José Pires relatou a história comum entre a zona transfronteiriça do Alentejo e a da Extremadura, assim como a continuidade territorial do primeiro parque natural internacional que surgiu na Europa.
“Temos a mesma riqueza da fauna e da flora, a riqueza patrimonial”, enumerou ainda o autarca para justificar a possível evolução das duas zonas para uma euro-região.
Nesta iniciativa, o autarca aproveitou para promover o X Festival Transfronteiriço, que decorre entre Marvão e Valência de Alcântara, entre o final de Julho e o início de Agosto.
As celebrações começam em terras portuguesas a 25 de Julho e terminam a 3 de Agosto em Espanha, estando agendado para o último dia a recriação da boda régia ibérica entre a infanta Isabel e o rei luso D. Manuel, um enlace que aconteceu em 1497.
José Pires recordou que este casamento foi uma das faces visíveis das “boas relações” entre os territórios vizinhos, que incluía ainda, no século XV, um tratado de paz, um acordo de livre comércio e de partilha de pastagens.
“É um território igual dos dois lados e temos de dar as mãos se quisermos resolver problemas, como os da desertificação”, concluiu.
Com a presença de representantes de Cáceres, Alcântara e Valência de Alcântara, Victor del Moral, membro do Governo da Extremadura lembrou os mais de 50 mil turistas portugueses que têm escolhido aquela zona espanhola que “é uma extensão do que já conhecem, mas também um local para experiências novas e únicas”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima