Maria Vitória realiza sonho de lançar livro

Maria Vitória realiza

A antiga professora primária Maria Vitória, de Castro Verde, apresenta esta sexta-feira, 4 de Abril, o livro Episódios da Vida de Uma Professora Primária do Século XX.
“Quando tive o livro pela primeira vez nas mãos chorei. Foi o realizar de um sonho muito antigo”, conta ao “CA” Maria Vitória, de 89 anos, sobre as emoções sentidas ao desfolhar a obra, que tem o selo da Chiado Editora e será apresentado no Sétima Arte Café, em Castro Verde, pelas 18h00.
Inspirado nas antigas sebentas da escola primária, o livro reúne episódios verídicos, encadeados no contexto histórico e político do passado século.
Histórias que Maria Vitória foi escrevendo sem pressas, apenas ao sabor dos acontecimentos que testemunhava no dia-a-dia.
“Quando acontecia uma coisa na terra, toda a gente ia ver mas não havia ninguém que as escrevesse. E eu, que era uma moça, chegava a casa, pegava na caneta e escrevia tudo o que tinha acontecido. No fim dava um toque de ficção, para tudo ser mais bonito e dar mais ênfase àquilo”, recorda a agora escritora.
Escrito ao longo da sua vida, o livro ficou pronto em 1990 mas acabou por estar 23 anos à espera de se tornar realidade.
“O meu desgosto não era só não publicar. Era as pessoas não saberem o que eu lá tinha escrito! Gostava mesmo que as pessoas soubessem como é que eu via as coisas e como é que as entendia”, lembra Maria Vitória, que agora não esconde a ansiedade por ver como irão os leitores reagir às suas histórias. “Não sei muito bem qual será a reacção das pessoas. Mas sinto que as pessoas vão gostar do livro”, confessa.
Nascida na vila de Panóias, no concelho de Ourique, Maria Vitória foi regente escolar e professora primária em diversas localidades da região.
“Tinha muita vocação para o ensino e gostava muito de ensinar. Para mim, o ensino era a minha vida”, recorda a antiga docente, para quem nada pode substituir o carinho que antigos alunos ainda demonstram por si.
“É por isso que quando fiz a dedicatória do meu livro, não o dediquei apenas à minha filha, ao meu neto e à minha neta. Dedico também o livro a todos os homens e mulheres espalhados pelo mundo que possam ter recebido de mim qualquer ensinamento que os ajudou. Para todos vai este livro e um beijo muito, muito grande”, conclui.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima