Março é mês do teatro no concelho de Odemira

O mês de março é sinónimo de teatro no concelho de Odemira, onde a Câmara Municipal preparou um programa cultural com mais de 20 espetáculos de rua ou em auditório, assim como workshops e oficinas ao longo das próximas semanas.

A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março, e arranca nesta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, com o espetáculo itinerante de teatro documental “Viagem a Portugal – Paragem Alentejo”, uma co-produção do Teatro do Vestido e da cooperativa Lavrar o Mar, com encenação de Joana Craveiro.

Integrados na programação do projeto “Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além Tejo”, os dois espetáculos têm início previsto para as 19h00, junto ao parque de estacionamento atrás da GNR, em Odemira, e vão levar os seus espectadores numa viagem pelas “história e as memórias dos lugares” por algumas localidades do concelho.

Ainda no âmbito do projeto “Lavrar o Mira e a Lagoa”, a sede da Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense, na Zambujeira do Mar, vai receber a companhia francesa de novo circo L’Attraction Céleste, com os espectáculos “Bibeu e Humphrey” (dias 18 a 20 de março) e “Bobines” (25 a 27 de março).

Antes, neste sábado, 12, pelas 19h00, 21h00 e 22h00, o grupo de teatro Cabanita, de São Teotónio, apresenta no auditório da Sociedade Recreativa S. Teotoniense a peça “CLICK – Nós, Eles, Todos – Humanos”.

Este espetáculo de teatro imersivo de inclusão social, que pretende provocar “a interação e reflexão do público”, é financiado no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra 3G e inclui ainda sessões na Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense, em São Luís (domingo, 13, às 16h00, 17h00 e 18h00), na Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes (dia 19 de março às 19h00, 21h00 e 22h00)) e na Casa do Povo de Odemira (dia 20 de março às 156h00, 17h00 e 18h00).

Para o grupo de teatro Cabanita, este é um “espetáculo de teatro imersivo onde o espectador poderá mergulhar na simplicidade de um olhar”. “Uma razão de vida humana. Percorrer um caminho que é nosso, que é dos outros, que é de todos. Todos nós. Nós humanos”, acrescenta a companhia, citada em comunicado da Câmara de Odemira.

Para o dia 19 de março (sábado), Dia do Pai, pelas 15h00, o cineteatro Camacho Costa recebe o espetáculo de teatro infantil “O Som das Emoções”. A peça é produzida pela Associação Terra Batida, com financiamento municipal no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas. 

A 26 de março (sábado), a Biblioteca Municipal José Saramago vai acolher uma Oficina de Teatro baseada em textos poéticos, com uma sessão às 14h00 para crianças dos nove aos 13 anos e outra às 16h00 para jovens dos 14 aos 18 anos.

Nesse mesmo dia, mas pelas 21h30, o cineteatro Camacho Costa será palco do espetáculo “Passadeira Vermelha”, da companhia BAAL 17 e baseado na obra As Preciosas Ridículas, de Moliére.

Foto: (c) André Batista

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima