"Maravilhas à Mesa" a partir de Odemira

"Maravilhas à Mesa"

É uma mesa de encher o olho (e o estômago): lagosta, navalheiras, ostras, santolas, amêijoas e bruxinhas fresquinhas vindas directamente da costa, pão cozido em forno de lenha, vinhos produzidos na zona do Brejão e o medronho da serra. Tudo antes (ou depois) de um passeio pela Rota Vicentina! São estes os ingredientes da mesa “Barco à Mesa na Zambujeira do Mar”, que a Câmara de Odemira e o restaurante “Costa Alentejana”, da Zambujeira do Mar, vão colocar à votação dos portugueses neste domingo, 19 de Agosto, no concurso “Sete Maravilhas à Mesa”.
A gala de hoje é transmitida pela RTP às 21h00 desde a Praça Souza Prado, na vila de Odemira, e o presidente da Câmara Municipal espera que seja, acima de tudo, um grande momento de promoção do concelho.
“O nosso objectivo [com esta candidatura] não é ter apenas um prémio, surgindo integrada numa estratégia de valorização e aumento da atractividade deste território”, vinca José Alberto Guerreiro.
Nesse sentido, o autarca destaca o facto de surgir associada a esta “mesa” o projecto da Rota Vicentina. “É uma proposta gastronómica, mas com outras diversidades culturais e paisagísticas”, observa.
O concelho de Odemira surge representado no concurso “Sete Maravilhas à Mesa” com uma mesa que aposta “na pureza”, como refere Daniel Correia, gerente do restaurante “Costa Alentejana”, na Zambujeira do Mar.
“Optámos por fazer um barco de marisco, com tudo o que existe no concelho de marisco. Depois o pão de uma padaria da Zambujeira do Mar, familiar e com forno de lenha. Os vinhos Vicentino, algo que é novo aqui na nossa costa. E o medronho. A nossa candidatura é no fundo isso: o que de bom tem o concelho! Não inventámos nada, apostámos pureza”, sublinha o empresário.
Para Daniel Correia, a mesa de Odemira vale pela sua genuinidade. “O menos é mais! Foi sempre essa minha ideia”, argumenta, garantindo que esta mesa promove “os produtos da zona, os pescadores, as casas de comércio e as pessoas que moram” no concelho.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima