O presidente da Câmara da Vidigueira propôs à Assembleia Distrital de Beja a "transferência" do espólio do Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja e propriedade desta instituição, para o concelho vidigueirense.
A proposta de Manuel Narra foi apresentada esta quinta-feira, 3, à noite, durante uma reunião da Assembleia Distrital, com o autarca da CDU a garantir que o Município da Vidigueira está disponível, em virtude do agravamento das condições financeiras da Assembleia Distrital de Beja, para "salvaguardar todos os direitos dos funcionários do Museu, garantindo-lhes os pagamentos integrais dos seus salários".
Como "moeda de troca", Narra exigiu que o museu regional e todo o seu espólio ficasse sediado na Vidigueira, onde existe "um conjunto de edifícios dignos" e "com mecanismos de segurança" um património "que é dos 14 municípios do Baixo Alentejo".
Confrontado com a esta proposta, o presidente da mesa da Assembleia Distrital de Beja, o autarca almodovarense António Sebastião, considerou-a "marginal" e "um pouco demagógica", acrescentando que os problemas da instituição só ficarão resolvidos quando os municípios cumprirem com as suas obrigações.
