Maior produtor de bambu da Europa está em São Teotónio

Maior produtor de bambu da Europa está em São Teotónio

O maior produtor de bambu da Europa está instalado em Portugal, no concelho de Odemira, onde produz mais de 100 variedades daquela planta, a maioria para exportação, e já criou uma nova e exclusiva variedade.
Propriedade de um francês, o Bambuparque, a “única” empresa do género em Portugal, situa-se na Herdade das Fontes, na freguesia de São Teotónio, onde tem “o mais importante viveiro” de bambus da Europa, espalhado por 50 hectares, disse o gerente comercial, Hélder Carvalho.
O Bambuparque, com "cerca de 45 trabalhadores", produz anualmente “cerca de um milhão de vasos de mais de 100 variedades de bambu”, o que o torna “o maior produtor de bambu da Europa, quiçá do mundo”, indicou.
“Cerca de 70 por cento” da produção, bambus em vasos para uso ornamental e canas para decoração e construção, é exportada, sobretudo para uma empresa parceira em França, que depois distribui para o resto da Europa, mas o Bambuparque também exporta para países africanos e quer explorar o Médio Oriente.
Dos bosques do Bambuparque, contou Hélder Carvalho, também saem todos os meses “cerca de três mil quilogramas” de folhagem para alimentar os dois pandas do Jardim Zoológico de Madrid, em Espanha.
O Bambuparque produz “mais de cem variedades” de bambu, 75 por cento de países temperados e as restantes de tropicais, de quatro categorias consoante a altura, ou seja, desde bambus anões, até 1,5 metros, até aos gigantes, com mais de nove metros, passando pelos pequenos e médios.
Os clientes são sobretudo centros de jardinagem e empresas de construção e arquitectura paisagística, mas o Bambuparque também presta assessoria técnica a empresas de todo o mundo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima