O geólogo Carlos Neto de Carvalho e o fotógrafo venezuelano Jesús Salazar apresentam, neste domingo, 23, em São Teotónio (Odemira), o livro Odemira – Miradas que contam histórias, dedicado aos aspetos mais relevantes da expressão patrimonial do concelho de Odemira.
A apresentação da obra vai decorrer pelas 14h30, no auditório da FACECO, que está a decorrer em São Teotónio, e contará com a presença de Jesús Salazar.
Com edição da Câmara de Odemira, Odemira – Miradas que contam histórias “pretende ser uma apresentação visual dos aspetos mais relevantes da expressão patrimonial do concelho”.
A obra reflete “em imagens e palavras a diversidade de paisagens da região, mas também como estas moldaram a forma de ser e de estar de cada uma das suas treze freguesias”, acrescenta.
A autarquia refere ainda que o livro é “fruto de um trabalho de investigação de terreno de mais de 20 anos, ainda que ligado ao património natural, mas com uma abordagem holística e de linguagem simples”.
A obra inclui, além das interpretações das paisagens de Carlos Neto de Carvalho, textos e mapas do geógrafo João Belo e centenas de fotografias inéditas de Jesús Salazar, “numa modesta homenagem a Odemira, à sua história gravada na pedra e costurada no coração das suas gentes”.