Livro conta os 100 anos de história da AFBeja

Os 100 anos da Associação de Futebol de Beja (AFBeja), que se assinalam no próximo dia 30 de março, são contados em livro pelo jornalista Carlos Pinto, diretor do “CA”, numa obra que é apresentada nesta sexta-feira, 7, pelas 18h00, no Centro de Convívio de Ourique.

A obra 100 Anos de AFBeja é uma edição da própria associação e visa dar a conhecer “o longo caminho do futebol – e também do futsal – no distrito, desde os primórdios da modalidade aos tempos atuais”, conta o autor, Carlos Pinto.

“Este é um livro que passa em revista os momentos capitais da afirmação do futebol no distrito desde 1906, ano que ficou registado para a história como sendo a primeira vez em que se jogou futebol em Beja”, diz.

Ao longo de mais de 200 páginas, a obra apresenta uma cronologia, ano a ano, dos principais momentos da AFBeja (e das respetivas modalidades), desde a criação dos primeiros clubes de Beja, como o Grupo Sportivo Bejense ou o Académico Sport Clube, à fundação da associação, em 1925, passando pelas principais conquistas nacionais ou dando a conhecer dezenas de atletas que jogaram na 1ª divisão nacional ou representaram as seleções nacionais.

Com prefácios do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e do presidente da AFBeja, Pedro Xavier, o livro conta ainda com capítulos dedicados ao futebol feminino, ao futsal e aos projetos sociais da associação, assim como um destaque ao trabalho desenvolvido em cada um dos 14 municípios da região, com entrevistas aos respetivos autarcas e fotografias dos espaços desportivos existentes.

Segundo Carlos Pinto, escrever 100 Anos de AFBeja foi um processo “exigente e muito longo”, iniciado ainda antes da pandemia da Covid-19, tendo para tal recorrido a fontes como a imprensa local, o historial dos clubes ou obras editadas ao longo dos tempos, com destaque para o livro História do Desporto no Distrito de Beja, editado em fascículos por Manuel de Melo Garrido (que chegou a ser presidentre da AFBeja) em 1956.

“Seguramente que haverá acontecimentos e personalidades que não surgem neste livro, pois nem toda a informação está disponível, mas penso que esta obra faz um retrato bastante abrangente daquilo que foram os quase 100 anos da AFBeja e mais de um século de futebol no distrito de Beja”, conclui Carlos Pinto.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima