Lince-ibérico vai ser reintroduzido em Mértola

Lince-ibérico vai ser

O secretário de Estado que tutela a Conservação da Natureza garante que Mértola será a zona do país com mais condições para receber a reintrodução do lince-ibérico.
Com a população de coelho-bravo, principal alimento do lince-ibérico, a recuperar e a ser monitorizada, é provável que em breve se proceda "à reintrodução do lince", disse à Agência Lusa Miguel de Castro Neto.
As zonas trabalhadas para a reintrodução do lince ibérico em Portugal são Mértola, Moura-Barrancos e serra da Malcata e, "neste momento, as duas mais próximas da reintrodução são Moura-Barrancos e Mértola", segundo o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.
Miguel de Castro Neto referiu que, no final do ano passado, reuniu a comissão técnica ibérica e "foi decidido que a zona que reunia melhores condições para a reintrodução do lince em Portugal era Mértola".
Assim, "apesar de manter o esforço de melhoria do habitat e de monitorização das condições nas várias zonas, o investimento está a ser feito tendo em vista a reintrodução em Mértola", realçou.
Quanto à data que chegou a ser indicada para o regresso do lince – Junho -, o secretário de Estado justificou a decisão de adiar, dizendo que "foi considerado mais importante garantir que a população de coelhos aumentava de uma forma sustentável e protelar um pouco a reintrodução" do que avançar "sem ter a certeza absoluta que as condições de habitat estavam garantidas".
A transferência da espécie para a natureza "é um processo demasiado importante e que teve um investimento tão grande, de tanta gente e durante tantos anos, que não iríamos ser precipitados e reintroduzir o lince sem ter a certeza absoluta de que estavam reunidas todas as condições", explicou Miguel de Castro Neto.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima