O movimento “Beja Merece” espera que o Parlamento aprove esta sexta-feira, 2, os projectos de resolução apresentados após uma petição em defesa das ligações ferroviárias entre Beja e Lisboa e o Algarve e a electrificação do troço Casa Branca-Beja.
Esta sexta-feira a Assembleia da República vai discutir e votar três projectos de resolução, um do Partido Ecologista “Os Verdes”, um do PCP e outro do Bloco de Esquerda, com recomendações ao Governo que coincidem com as exigências da petição “Ramal de Beja e outras Dores de Alma”.
A petição, promovida pela Associação de Defesa do Património de Beja, que criou o movimento de cidadãos “Beja Merece”, foi entregue em Fevereiro no Parlamento com 15.071 assinaturas em defesa das ligações diretas via Intercidades entre Beja e Lisboa, da electrificação do troço Casa Branca-Beja e da manutenção da ligação à Funcheira, que permite a viagem até ao Algarve.
“De acordo com as reuniões que tivemos na Assembleia da República e os contactos com os vários partidos, à partida esperamos que os projectos de resolução sejam aprovados”, diz à Agência Lusa José Filipe Murteira do “Beja Merece”.
Se os projetos forem chumbados, nomeadamente com o voto contra do PSD, “será uma contradição”, porque nos contactos com o movimento, realizados “antes e depois da queda do anterior Governo PS”, os sociais-democratas, incluindo o atual deputado do PSD por Beja, Mário Simões, “manifestaram sempre apoio às reivindicações do movimento”, acrescenta.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde