Ligação Roxo-Monte da Rocha “prioritária” para o Governo

Ligação Roxo-Monte da Rocha “prioritária” para o Governo

O Ministério da Agricultura assumiu nesta segunda-feira, 10 de Agosto, que a ligação da barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, ao Alqueva através da albufeira do Roxo, no concelho de Aljustrel, é “prioritária”, constando do Plano Nacional de Regadios (PNRegadios).
Em comunicado enviado ao “CA”, o Ministério da Agricultura explica que a ligação de Alqueva à barragem de Monte da Rocha “será possível através do projecto Circuito Hidráulico e Bloco de Rega de Messejana”, representando “um investimento previsto de 19 milhões de euros”.
“Esta obra permitirá regar uma nova área de 3.000 hectares localizados entre Messejana e Panóias”, sendo que “a rede principal fará ainda a ligação à barragem de Monte da Rocha permitindo o reforço de recursos hídricos da albufeira desta barragem, importante origem de água para abastecimento público e para o regadio do Alto Sado”, acrescenta o Ministério.
De acordo com a mesma fonte, o projecto de execução da empreitada “encontra-se em fase de elaboração” e deverá estar concluído em “Outubro de 2020”.
Recorde-se que o PNRegadios foi concebido com o objectivo de definir a estratégia de financiamento do regadio no território nacional no período 2014-2023, tendo um investimento previsto de 560 milhões de euros, repartidos pelo PDR 2020 (280 milhões de euros), o BEI (200 milhões de euros) e o CEB (80 milhões de euros).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima