A Câmara de Mértola promove, a partir deste sábado, 16, mais uma edição da iniciativa cultural “Lembrar Serrão Martins”, em homenagem ao primeiro presidente da autarquia eleito após o 25 de abril e que pretende destacar o seu “legado” no concelho.
“Passados todos estes anos continua evidente o seu legado [de Serrão Martins] na construção da democracia, da liberdade, do poder local e de uma forma de intervenção assente na cultura, no património visando o desenvolvimento local”, destaca o município, em comunicado enviado ao “CA”.
A iniciativa “Lembrar Serrão Martins” arranca neste sábado, 16, com a inauguração da exposição “25 de Abril 1974/2024 – 50 Anos de Democracia”, que vai estar patente na Casa das Artes Mário Elias até 4 de maio.
Para segunda-feira, 18, está prevista a exibição do filme “Cinema Paraíso” no cineteatro da Mina de São Domingos (21h00). O mesmo local será exibida, a partir desta data e até 31 de maio, a película documental “Além da tela – A memória dos objetos”.
Na terça-feira, 19, terá lugar o espetáculo musical “Canta-me histórias” (21h00), no cineteatro Marques Duque, enquanto que no dia seguinte se realiza a oficina “O cinema na Mina de São Domingos no século passado” (14h30), no cineteatro desde localidade mineira.
O espetáculo “GUME: poesia falada, lida e cantada”, de Fernando Guerreiro, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Mértola às 18h30 de quinta-feira, 21, enquanto à noite haverá cinema no cineteatro Marques Duque, com o filme “Belfast” (21h00).
Na sexta-feira, 22, terá lugar uma visita à exposição “Bordar o sereno” (17h00), que está patente no Museu Islâmico de Mértola e, a fechar a iniciativa, o cineteatro da Mina de São Domingos recebe no domingo, 24, uma visita/conversa com antigos trabalhadores das minas de urânio (11h30).