Lar de idosos de Alcácer finalista em prémio da UE

Lar de idosos de Alcácer

O lar de idosos em Alcácer do Sal está entre os cinco finalistas do Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia/ Prémio Mies van der Rohe 2013.
Projectado pelo atelier de arquitectura Aires Mateus e propriedade da Santa Casa da Misericórdia local, o lar de idosos de Alcácer do Sal tem capacidade para 60 utentes e foi inaugurado em Setembro de 2010.
Além do lar alentejano, os outros finalistas do Prémio Mies van der Rohe 2013 são o City Hall (Bélgica), o parque urbano Superkilen (Dinamarca), o Harpa – Reykjavik Concert Hall & Conference Centre (Islândia) e o espaço comercial e cultural Metropol Parasol (Espanha).
O vencedor do prémio e do concorrente distinguido com a menção especial Arquitecto Emergente serão anunciados em Maio e a cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 6 de Julho, no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona (Espanha).
Lançado em 1987, o Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia/Prémio Mies van der Rohe visa destacar o contributo dos arquitectos europeus para a utilização de novos conceitos e tecnologias no desenvolvimento urbano contemporâneo.
O prémio, no valor 60.000 euros, é co-financiado pelo Programa Cultura da União Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe e é atribuído de dois em dois anos.
As obras nomeadas são propostas por peritos europeus independentes, por associações do Conselho de Arquitectos da Europa e nacionais de arquitectos, bem como pelo Comité Consultivo do prémio, explica a Comissão Europeia em comunicado.
Para a edição de 2013, a 13.ª do prémio, foram nomeadas 335 obras de 37 países.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima