Laboratório da EMAS renova acreditação

Laboratório da EMAS

O laboratório da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja foi recentemente sujeito a nova avaliação de acompanhamento pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), tendo sido renovada a sua acreditação.
De acordo com a EMAS de Beja, a avaliação do IPAC reconheceu “o cumprimento dos requisitos regulamentares aplicáveis à sua área de actividade” por parte do laboratório da empresa, “tendo sido decidido manter o seu âmbito de acreditação no que concerne a colheitas e análise de águas de consumo”.
A mesma fonte lembra que desde o ano de 2010 que o laboratório da EMAS “está acreditado de acordo com o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025 e sendo a acreditação um processo dinâmico, anualmente o IPAC procede a avaliações de acompanhamento de forma a verificar a manutenção da competência das entidades”.
“Importa realçar que o laboratório, através do controlo analítico sistemático da qualidade da água, capacita a EMAS para garantir que a água distribuída aos seus consumidores é segura e de qualidade, dando resposta às exigências legais de controlo de qualidade, para a realização do controlo operacional e para a implementação e validação dos Planos de Segurança da Água, permitindo actuar sempre em concordância de modo a proteger a saúde pública dos seus consumidores”, frisa a empresa.
Actualmente, o laboratório da EMAS desenvolve o seu trabalho exclusivamente para fins internos, posicionando a empresa “como uma das poucas entidades gestoras em baixa do país com esta valência própria, o que lhe permite um controlo de qualidade e de capacidade de resposta em tempo real”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima