Kickboxer de Entradas é campeão nacional

Pedro Martins - kickboxing

Pedro Martins, de 24 anos e natural de Entradas (Castro Verde), é o novo campeão nacional de kickboxing, na categoria K1 Starter -60 kg! Um título algo inesperado mas que enche de orgulho o jovem atleta, que suou muito para conquistar o ambicionado cinturão.

“Nunca pensei ser campeão, mas de repente disse aqui no ginásio que ia ser campeão e graças a Deus consegui. Foi muito difícil, mas consegui”, conta Pedro Martins ao “CA”, acrescentando que “não houve ‘segredo’” para a sua vitória. “Só vontade, querer e muito treino”, afiança.

O lutador de Entradas alcançou o título nacional no passado mês de junho, em Odivelas, durante os campeonatos organizados pela Federação Portuguesa de Kickboxing e MuayThai, em parceria com a Câmara Municipal local.

Para chegar “em forma” ao combate decisivo, Pedro Martins assume que teve de seguir uma preparação “muito mais dura”.

“Era de segunda a sábado a treinar, todos os dias uma hora, hora e meia”, garante, reconhecendo que o esforço valeu a pena: “A sensação [de ser campeão nacional] foi boa, até me deu vontade de chorar! Não estava à espera, mas de treinei muito e foi muito bom para uma equipa pequenina como a nossa ter alguém a ser campeão nacional”.

“Ir de uma aldeia pequenina como Entradas para um Mundial seria muito bom e um orgulho muito grande”, assume Pedro Martins

Depois de ter praticado atletismo e futebol, Pedro Martins resolveu, há cerca de dois anos, enveredar pelo kickboxing, treinando num ginásio em Aljustrel, vila onde trabalha como auxiliar de eletricista na mina.

“Entrei pelo gosto que tenho pelas artes marciais, de ver o UFC e coisas do género na televisão. Como havia este ginásio [em Aljustrel], resolvi começar a treinar. Gostei e continuei”, conta ao “CA”.

O atleta reconhece mesmo que se sente “em casa” nesta modalidade, elogiando o desportivismo dos seus praticantes. “Podemos andar ‘à porrada’ um com o outro, mas no abraçamo-nos e cumprimentamo-nos como em mais nenhum desporto. Este é o desporto com mais fair-play que pratiquei até agora e aqui sinto-me em ‘casa’”, diz.

É por isso que Pedro Martins dedica grande parte do seu tempo livre à modalidade, treinando quatro vezes por semana, sempre que o trabalho o permite. O atleta integra a equipa Guerreiro Team – Kickboxing e Muay Thay, orientada por Sandro Guerreiro – a sua referência – e com a qual pretende ser novamente campeão nacional, numa outra categoria, em 2026.

Pelo meio, o lutador natural de Entradas vai participar num estágio promovido pela federação da modalidade, onde serão escolhidos os representantes nacionais numa prova de cariz mundial.

“O meu objetivo agora é esse: tentar ir ao Mundial. Ir de uma aldeia pequenina como Entradas para um Mundial seria muito bom e um orgulho muito grande”, assume.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima