Junta de Freguesia de Ourique garante apoio permanente às populações

Junta de Freguesia de Ourique garante apoio permanente às populações

Confiante que tem sido possível desenvolver “políticas sociais e de proximidade, trabalhando sempre com as pessoas e para as pessoas”, o presidente da Junta de Freguesia de Ourique, António Barros, garante que o programa apresentado no início do mandato tem sido cumprido “escrupulosamente”.
“Temos 80% dos projectos concluídos”, assegura, referindo-se a medidas como a aquisição de viatura para transportes sociais, caiações nas habitações de idosos e pessoas desfavorecidas, apoios a todas as associações e clubes, a construção do Parque Infantil da Aldeia de Palheiros ou a criação de três pólos da Junta em Grandaços, Favela e Aldeia de Palheiros.
A par disto, a autarquia adquiriu um autocarro de 27 lugares e uma carrinha de nove lugares em parceria com a Câmara Municipal.
Mesmo com obra feita, o quadro financeiro da Junta é “saudável” e António Barros orgulha-se de liderar uma freguesia que vive “sem dívidas e paga na hora”.
“Para isso é necessário fazer uma gestão rigorosa, transparente e verdadeira, nunca gastando mais do que recebemos e aproveitando todos os fundos comunitários”, explica.
Até ao final do mandato, o autarca do PS assume que “falta cumprir uma parte” do programa, nomeadamente a construção de um parque infantil em Grandaços e Favela, uma casa mortuária na Favela e um campo de futebol de cinco em Grandaços.
Notoriamente satisfeito com o balanço do trabalho feito, António Barros assinala que as políticas sociais são a principal bandeira da Junta de Freguesia de Ourique.
E justifica-o com a criação de medidas que, considera, “vão ao encontro das necessidades dos mais idosos e desfavorecidos”.
Entre elas está a mobilização de desempregados junto do IEFP.
“Vivemos numa freguesia onde o desemprego é grande, o que nos preocupa. Dentro do limite das nossas possibilidades, recrutamos junto do IEFP pessoas que se encontram com algumas dificuldades. Temos actualmente 25 colaboradores nessa situação”, revela.
A par desta política de emprego, a Junta de Ourique presta também apoios no transporte às consultas, em pequenos arranjos domésticos, pinturas ou limpeza na casa dos mais idosos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima