Confiante que tem sido possível desenvolver “políticas sociais e de proximidade, trabalhando sempre com as pessoas e para as pessoas”, o presidente da Junta de Freguesia de Ourique, António Barros, garante que o programa apresentado no início do mandato tem sido cumprido “escrupulosamente”.
“Temos 80% dos projectos concluídos”, assegura, referindo-se a medidas como a aquisição de viatura para transportes sociais, caiações nas habitações de idosos e pessoas desfavorecidas, apoios a todas as associações e clubes, a construção do Parque Infantil da Aldeia de Palheiros ou a criação de três pólos da Junta em Grandaços, Favela e Aldeia de Palheiros.
A par disto, a autarquia adquiriu um autocarro de 27 lugares e uma carrinha de nove lugares em parceria com a Câmara Municipal.
Mesmo com obra feita, o quadro financeiro da Junta é “saudável” e António Barros orgulha-se de liderar uma freguesia que vive “sem dívidas e paga na hora”.
“Para isso é necessário fazer uma gestão rigorosa, transparente e verdadeira, nunca gastando mais do que recebemos e aproveitando todos os fundos comunitários”, explica.
Até ao final do mandato, o autarca do PS assume que “falta cumprir uma parte” do programa, nomeadamente a construção de um parque infantil em Grandaços e Favela, uma casa mortuária na Favela e um campo de futebol de cinco em Grandaços.
Notoriamente satisfeito com o balanço do trabalho feito, António Barros assinala que as políticas sociais são a principal bandeira da Junta de Freguesia de Ourique.
E justifica-o com a criação de medidas que, considera, “vão ao encontro das necessidades dos mais idosos e desfavorecidos”.
Entre elas está a mobilização de desempregados junto do IEFP.
“Vivemos numa freguesia onde o desemprego é grande, o que nos preocupa. Dentro do limite das nossas possibilidades, recrutamos junto do IEFP pessoas que se encontram com algumas dificuldades. Temos actualmente 25 colaboradores nessa situação”, revela.
A par desta política de emprego, a Junta de Ourique presta também apoios no transporte às consultas, em pequenos arranjos domésticos, pinturas ou limpeza na casa dos mais idosos.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde