Junta da Conceição (Ourique) contesta possível extinção da freguesia

Junta da Conceição (Ourique) contesta possível extinção da freguesia

A pequena freguesia de Conceição, no concelho de Ourique, vai lutar com todas as suas forças para evitar a extinção proposta pelo Governo.
A garantia é dada pelo jovem presidente da Junta de Freguesia local, para quem a reforma do mapa administrativo autárquico não vai beneficiar as populações ou sequer poupar euros ao erário público.
“Quem mais vai sofrer é a população! E não se vai poupar dinheiro nenhum, muito pelo contrário, pois a Junta de Freguesia onde nossa for agregada ainda ficará com uma responsabilidade maior”, argumenta Ângelo Nobre, de 30 anos, lembrando que em Conceição é a Junta quem “dá resposta à maior parte das necessidades das pessoas”.
“É lá que se recebem reformas ou se fazem pagamentos de água e telefone, é lá que se envia correio ou até que se faz um desabafo… E somos nós [Junta de Freguesia] que fazemos o transporte das crianças para a escola da freguesia mais próxima, que é Panóias, ou que levamos os utentes às consultas a Beja, a Grândola ou até a Lisboa. As pessoas vão, efectivamente, sentir falta deste apoio”, afiança o jovem autarca, prometendo não baixar os braços.
“Ainda não sabemos a freguesia em que vamos ser agregados e estamos um bocadinho com a ‘luz’ apagada, mas a nossa luta continua”, vinca.
Eleito pelo PS desde 2005 e a um ano de cumprir o seu segundo mandato na presidência da Junta de Freguesia de Conceição, Ângelo Nobre considera que o balanço do trabalho desenvolvido até ao momento é “claramente positivo”, apesar das “restrições” impostas pelo actual momento financeiro do país.
Condicionalismos que levaram o seu executivo a dar primazia na sua actuação “às políticas de apoio social”, sobretudo “aos mais carenciados, aos jovens e aos idosos”.
“E também tentamos dar resposta a todas as pessoas que estão desempregadas e pretendem, de alguma forma, contribuir trabalhando para a Junta, que tem 10 pessoas a trabalhar para si e é já a maior entidade empregadora” da freguesia, afiança.
Neste seu segundo mandato, Ângelo Nobre destaca ainda a melhoria e manutenção de alguns dos espaços públicos da freguesia, assim como a construção da casa mortuária em Conceição, o arranjo da capela (incluindo a construção de casas de banho) em Alcarias e o lançamento do programa de voluntariado para caiar esta aldeia.
Até 2013 o jovem autarca espera ainda avançar com mais melhoramentos nas ruas de Conceição do Alentejo.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima