Jovem edita livro sobre Santa Bárbara de Padrões

Jovem edita livro sobre

O jovem José Miguel Costa, 19 anos, apresenta neste sábado, 25, pelas 18h00, em Santa Bárbara de Padrões, o livro Santa Bárbara de Padrões: A identidade de uma freguesia.
A iniciativa vai decorrer na sede da Junta de Freguesia local no âmbito das festas da localidade, contando com as presenças dos presidentes da Câmara de Castro Verde, António José Brito, e da Junta de Freguesia, Ana Luísa Fatana. A animação musical estará a cargo do Grupo Coral Feminino "As Papoilas" do Corvo.
Editado pelo autor com os apoios da Câmara de Castro Verde e da Junta de Santa Bárbara de Padrões, o livro de José Miguel Costa aborda, “de forma aprofundada”, a identidade desta freguesia do concelho de Castro Verde, “tanto do ponto de vista da história mais antiga” como da actualidade, “dando a conhecer a aldeia, as suas principais organizações, as gentes, costumes e tradições que se mantiveram através de gerações, transformadas pelas exigências dos tempos actuais”.
“A história da freguesia de Santa Bárbara de Padrões, em pleno Baixo Alentejo e a olhar sobranceira a serra algarvia, é repleta de interesse e de monumentalidade. Neste livro procurarei dar a conhecê-la em toda a sua dimensão cultural, social, económica e humana”, revela o autor ao “CA”.
Nesse sentido, continua José Miguel Costa, o livro pretende ser “um humilde contributo para uma perspectiva renovada de Santa Bárbara de Padrões, dando a conhecer a beleza, a tradição, o presente e, também, a valorização para o futuro”.
“Este livro, de uma forma simples, sucinta e directa, pretende, assim, servir de homenagem a Santa Bárbara de Padrões e exaltar a alma das suas gentes e o seu património material e imaterial. Procurei recolher os testemunhos vivos de pessoas com quem conversei sobre as mais variadas áreas para dar a conhecer os costumes e tradições de forma genuína”, acrescenta.
Natural de Santa Bárbara de Padrões, José Miguel Costa estuda Direito em Lisboa e a par dos estudos sempre foi muito participativo, tendo integrado, entre outras, a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Castro Verde. Pertence igualmente ao grupo “Jovens Sem Fronteiras”, com actuação nas paróquias de Castro Verde e Santa Bárbara de Padrões e que, entre outras coisas, se dedica ao voluntariado.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima