José Saramago "dá" nome a nova biblioteca de Avis

José Saramago "dá" nome

A nova Biblioteca Municipal de Avis vai ser inaugurada este ano, tendo sido atribuído ao equipamento o nome do escritor José Saramago, revela à Agência Lusa o presidente do Município, Nuno Silva.
O autarca explica que o novo equipamento, em fase final de construção, nas antigas instalações de um celeiro da extinta EPAC, que foi remodelado e ampliado, envolve um investimento de 1,3 milhões de euros, co-financiado em 85% através de fundos comunitários.
"A nova biblioteca, que vai integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, é uma mais-valia para o concelho, por se tratar de uma infraestrutura que vai servir toda a população", realça o autarca.
Os primeiros esboços do projecto remontam a 2001, mas foi em Novembro de 2012 que a obra se iniciou.
A intervenção, de acordo com a autarquia, procurou preservar a essência do antigo celeiro, muito ligado à tradição agrícola do concelho e que beneficia de uma localização central na vila.
O Município pretende que a biblioteca "constitua um espaço agradável, que convide à descoberta dos livros e da leitura, assim como ao acesso às novas tecnologias multimédia, configurando-se, deste modo, como um apoio à educação e ao enriquecimento cultural de todos os munícipes".
Além de áreas reservadas aos serviços administrativos e gabinetes de trabalho, a biblioteca vai contar com uma secção de adultos, que contempla zona de consulta local, zona de empréstimos e secção de periódicos, e uma secção infantil, constituída por zona de empréstimo e consulta local, zona reservada a actividades de promoção da leitura e postos multimédia.
A Câmara de Avis já decidiu atribuir o nome do escritor José Saramago à nova biblioteca municipal, como forma de homenagear o Prémio Nobel da Literatura de 1998, que escreveu muito sobre o Alentejo e cuja morte coincidiu com a edição de 2010 da feira do livro promovida pela autarquia.
A actual biblioteca municipal, segundo a autarquia, está instalada no espaço exíguo da antiga cantina escolar, que "não possui nem área nem condições físicas adequadas para a exploração de todas as potencialidades de um equipamento desta natureza".

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima