José Saramago "dá" nome à nova biblioteca de Avis

José Saramago "dá" nome

A Câmara Municipal de Avis vai atribuir o nome do escritor José Saramago à nova biblioteca municipal, espaço que será inaugurado até ao final do primeiro semestre nas antigas instalações de um celeiro da extinta EPAC.
“Temos a perspectiva de abrir o espaço até ao final deste semestre. A obra física está a terminar e, depois, segue-se a parte de preencher o espaço com mobiliário”, disse à Agência Lusa o presidente do Município, Manuel Coelho.
O autarca explicou que a biblioteca, equipamento que contou com um investimento superior a 1,3 milhões de euros, vai receber o nome do escritor português José Saramago, falecido a 18 de Junho de 2010.
Manuel Coelho justificou a decisão com o facto de o Prémio Nobel da Literatura de 1998 ser “uma referência nacional da cultura e, particularmente, da literatura”.
“Foi um escritor que escreveu também muito sobre o Alentejo”, sublinhou.
Segundo o autarca, a ideia de atribuir o nome do escritor à biblioteca surgiu também porque o autor “morreu, precisamente, numa altura em que estava a decorrer a feira do livro em Avis e, nessa edição, havia várias obras de Saramago em destaque”.
O presidente do Município de Avis disse ainda que o nome escolhido para “baptizar” o novo equipamento foi aceite por “unanimidade” em reunião do executivo camarário.
As obras no antigo celeiro da EPAC (tipo pavilhão desportivo) contaram com uma comparticipação de 85% do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cabendo a restante verba à Câmara Municipal.
Os celeiros da EPAC foram adquiridos pela autarquia “há vários anos” e a ideia de instalar uma biblioteca naquele espaço deve-se ao facto de a actual funcionar numa antiga cantina escolar “sem condições”.
“Avis tem uma biblioteca pequenina, numa antiga cantina escolar, sem o mínimo de condições”, relatou o presidente da Câmara.
Manuel Coelho adiantou que o futuro da cantina está por “definir”, embora defenda a sua atribuição a uma associação ou para acolher serviços do Município.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima