José Duarte Albino: médico, gestor e muito mais!

José Duarte Albino: médico

Apesar de ter passado 55 anos como presidente da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar, José Duarte Albino só foi gestor executivo a tempo inteiro no banco a partir de 2004.
Médico veterinário de formação, trabalhou como liberal nessa área durante muitos anos, até que em 1977 entrou para o Ministério da Agricultura, liderando então a Comissão Transitória dos Perímetros de Rega do Roxo e Odivelas. “E passado pouco tempo fui nomeado para chefiar a Zona Agrária de Aljustrel. No âmbito destas funções ajudei a formar o ADS (Associação de Defesa Sanitária) do Campo Branco e os serviços continuaram a apoiar a associação”, recorda ao “CA”.
A par da actividade profissional, José Duarte Albino sempre esteve ligado ao movimento associativo em Aljustrel, tendo exercido cargos em instituições como a Cooperativa Agrícola do Roxo ou a Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, em Messejana. O futebol é outra das suas paixões, daí que tenha presidido ao Mineiro Aljustrelense durante 24 anos. “Fui o primeiro presidente do Mineiro sem ser empregado da mina”, observa.
Ao mesmo tempo, continua, “fui sempre um conciliador, de maneira que até me chamavam para resolver problemas familiares. E ainda me chamam! Sempre fui assim na minha vida, pois os meus pais sempre me ensinaram que não devíamos escolher os amigos em função do dinheiro, da religião ou da política”.
Tudo isto levou José Duarte Albino a ser distinguido com a Medalha de Honra Dourada do Município de Aljustrel, que recebeu com muito orgulho. Foi ainda sócio-fundador, dirigente e distinguido como sócio-honorário da Cooperativa Hortofrutícola do Roxo, sócio honorário do Mineiro Aljustrelense e também sócio de honra da Associação de Agricultores do Campo Branco. O mesmo não sucedeu com os convites que lhe endereçaram para entrar na vida política. “Nunca quis. Nem antes do 25 de Abril, nem depois do 25 de Abril: nunca aceitei qualquer cargo político”, confidencia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima