José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

O antigo director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, é o novo vice-presidente da Europae Thesauri, a associação internacional dos museus e tesouros de arte sacra, que tem sede na Bélgica. A nomeação de Falcão foi aprovada por unanimidade no sábado, 11, durante a última reunião geral da instituição, em Albarracín (Espanha).
De acordo com fonte da Europae Thesauri, a eleição do investigador alentejano “partiu de Espanha e contou com o apoio da Alemanha, da Bélgica e de França”. Falcão irá assumir responsabilidades “na dinamização da cooperação internacional e da formação”, acrescenta a mesma fonte.
Conservador de museus e professor universitário, José António Falcão esteve à frente do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja durante largos anos. Exerceu também funções no Museu de Évora e no Museu Calouste Gulbenkian, além de ter dirigido a Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça e presidido ao Opart, organismo do Ministério da Cultura que integra o Teatro Nacional de S. Carlos, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Actualmente é assessor no Ministério da Cultura, coordena o Centro UNESCO de Arquitectura e Arte e dirige o festival de música sacra “Terras sem Sombra”.
A Europae Thesauri é uma organização independente que mantém relações estreitas com a União Europeia, a UNESCO e outras entidades internacionais. Da sua estrutura fazem parte 58 museus e monumentos de referência, como as catedrais de Notre Dame (Paris/ França) e de Santiago de Compostela (Espanha), os museus de Salzburg (Áustria) ou a Universidade de Oxford (Inglaterra).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima