Jornadas Europeias do Património assinaladas no Baixo Alentejo

Jornadas Europeias do Património assinaladas no Baixo Alentejo

As Jornadas Europeias do Património são assinaladas este fim-de-semana em vários pontos do Baixo Alentejo com actividades para todos os gostos!
Em Almodôvar, tem lugar esta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29, um seminário e uma mostra nacional de calçado artesanal, iniciativa da autarquia que inclui ainda animação musical, gastronomia, workshops, um desfile de moda com calçado artesanal (no sábado, às 17h00) e um concerto de Mercedes Péon no Museu da Escrita do Sudoeste (21h00).
Em Beja, o programa das Jornadas Europeias do Património inclui a conferência “A região de Beja em torno do ano 1000 a.C. – Entre a tradição e a inovação” (sexta-feira, 28, às 21h30), a inauguração da exposição “Outeiro do Circo: O guardião da Planície” no Núcleo Museológico do Sembrano (sexta-feira, 22h00) e a iniciativa "15 minutos com o património" (no sábado, 29, a partir das 10h30).
Entradas gratuitas nos núcleos museológicos do Museu Municipal de Mértola e uma visita guiada ao Núcleo Museológico de Alcaria de Javazes (sábado, às 10h00) é a proposta da Câmara de Mértola para assinalar a data, enquanto que em Odemira as jornadas são comemoradas em redor do tema “Memórias dos Pegos”.
Este sábado, 29, a partir das 13h00, será realizada uma visita ao Pego das Pias, na freguesia de São Luís, e às 18h00, em Odemira, será apresentado o livro <b><I>A Zorra Berradeira e outras histórias</i></b>, uma recolha de histórias e lendas populares do concelho.
Finalmente, o Museu da Ruralidade, na vila de Entradas, vai assinalar as Jornadas Europeias do Património com várias iniciativas, como visitas guiadas e uma caminhada.
As iniciativas, que pretendem também “sensibilizar as populações para a importância da memória na construção das comunidades”, arrancam na sexta-feira, 28, às 21h00, com um ensaio aberto do Grupo Coral “As Ceifeiras” de Entradas.
Segue-se, no sábado, 29, entre as 10h00 e as 18h00, visitas guiadas ao museu e a iniciativa “Hoje Conto Eu”, de recolha de testemunhos e depoimentos sobre episódios da vida do concelho de Castro Verde, e, no domingo de manhã, uma caminhada até ao Castelo do Montel.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima