As Jornadas Europeias do Património são assinaladas este fim-de-semana em vários pontos do Baixo Alentejo com actividades para todos os gostos!
Em Almodôvar, tem lugar esta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29, um seminário e uma mostra nacional de calçado artesanal, iniciativa da autarquia que inclui ainda animação musical, gastronomia, workshops, um desfile de moda com calçado artesanal (no sábado, às 17h00) e um concerto de Mercedes Péon no Museu da Escrita do Sudoeste (21h00).
Em Beja, o programa das Jornadas Europeias do Património inclui a conferência “A região de Beja em torno do ano 1000 a.C. – Entre a tradição e a inovação” (sexta-feira, 28, às 21h30), a inauguração da exposição “Outeiro do Circo: O guardião da Planície” no Núcleo Museológico do Sembrano (sexta-feira, 22h00) e a iniciativa "15 minutos com o património" (no sábado, 29, a partir das 10h30).
Entradas gratuitas nos núcleos museológicos do Museu Municipal de Mértola e uma visita guiada ao Núcleo Museológico de Alcaria de Javazes (sábado, às 10h00) é a proposta da Câmara de Mértola para assinalar a data, enquanto que em Odemira as jornadas são comemoradas em redor do tema “Memórias dos Pegos”.
Este sábado, 29, a partir das 13h00, será realizada uma visita ao Pego das Pias, na freguesia de São Luís, e às 18h00, em Odemira, será apresentado o livro <b><I>A Zorra Berradeira e outras histórias</i></b>, uma recolha de histórias e lendas populares do concelho.
Finalmente, o Museu da Ruralidade, na vila de Entradas, vai assinalar as Jornadas Europeias do Património com várias iniciativas, como visitas guiadas e uma caminhada.
As iniciativas, que pretendem também “sensibilizar as populações para a importância da memória na construção das comunidades”, arrancam na sexta-feira, 28, às 21h00, com um ensaio aberto do Grupo Coral “As Ceifeiras” de Entradas.
Segue-se, no sábado, 29, entre as 10h00 e as 18h00, visitas guiadas ao museu e a iniciativa “Hoje Conto Eu”, de recolha de testemunhos e depoimentos sobre episódios da vida do concelho de Castro Verde, e, no domingo de manhã, uma caminhada até ao Castelo do Montel.
