O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e a Fujitsu Technology Solutions, Lda. renovaram a sua parceria estratégica, através da criação de dois “instrumentos de valorização do mérito académico e científico”.
Segundo o IPBeja, um desses instrumentos é o Programa de Bolsas de Estudo Fujitsu/ IPBeja, em vigor já neste ano letivo de 2025-2026 e que tem como objetivo “atribuir bolsas de mérito e comparticipar ao nível de pagamento de propinas anuais de estudantes” da instituição “com reconhecido mérito e em situação de vulnerabilidade económica”.
No âmbito deste programa, serão atribuídas duas bolsas de mérito a estudantes da licenciatura em Engenharia Informática e mais duas a alunos que tenham ingressado em mestrados na área da Cibersegurança na instituição, todas no valor unitário de 1.000 euros.
A par disso, foi criado um prémio para o “Melhor Artigo Científico Fujitsu/ IPBeja – Transformação Digital”, que “visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação de tecnologias de informação e comunicação (TIC), promovendo a construção de uma sociedade mais digital, inclusiva e inovadora”.
De acordo com o IPBeja, o prémio tem o valor de 1.000 euros e vai distinguir “artigos científicos na área da transformação digital, publicados, pela primeira vez, no ano civil anterior ao do concurso desde que pelo menos um dos autores seja docente do IPBeja e tenha esta instituição como primeira afiliação no artigo”.
“Com estas iniciativas, o IPBeja e a Fujitsu reafirmam o seu compromisso com a formação avançada, a investigação científica de qualidade e a ligação entre a academia e o setor tecnológico, contribuindo para a capacitação de estudantes e docentes e para o desenvolvimento regional e nacional”, conclui a instituição bejense.












